sexta-feira, 3 de maio de 2024

Livros de psiquiatras sobre o sono e o burnout são publicados este mês


O Sono dos Portugueses é um dos novos ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos. 
Este livro será apresentado no próximo dia 1 Junho, na Feira do Livro de Lisboa, com a presença da autora, de Gustavo Jesus, da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, e da neurocientista Luísa Lopes.

Texto sinóptico
Sabia que, quando adormece tarde, a quantidade de sono profundo é menor e irreparável, mesmo se dormir mais de manhã? E que, se dormir mal, a dieta não resulta? Ou, ainda, que os adolescentes têm dificuldade natural em adormecerem antes das 23h e que uma criança privada das horas de sono suficientes corre sérios riscos físicos e cognitivos?
Este ensaio explica-lhe o que é o sono, como se organiza, evolui e modifica, desde os primeiros meses de vida até à velhice, e que distúrbios podem afetá-lo. Analisa o sono dos portugueses, muitas vezes pouco e insatisfatório, e identifica estratégias para melhorá-lo. O que tem em mãos é um manual do bem dormir, fonte basilar de saúde física e mental.

A autora
Sofia Gomes,
é médica especialista de Psiquiatria no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, na Unidade Orgânica do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto. É docente da Unidade Curricular de Psiquiatria do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e membro da direção da delegação norte da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Excertos
«O sono caracteriza­‐se por uma redução temporária da consciência, com diminuição da atividade motora e da resposta aos estímulos externos. Ao contrário de outros estados de inatividade, como o coma, a hibernação ou anestesia, é rapidamente reversível e regulado por mecanismos que nos fazem dormir ou estar acordados.»

«Desde o nascimento até à velhice, o sono vai evoluindo e modificando de modo a responder às necessidades do organismo, em particular do cérebro, nas diferentes fases da vida. Por sua vez, o tempo necessário de sono diário, que inclui o sono da noite e das sestas, vai diminuindo da criança até ao adulto.»

Outros livros com a mesma temática: O Meu Sono e Eu; O Sono; A Ciência do Sono; Sono Ideal; Porque dormimos?; Dormir Bem Para Viver Melhor; O Teu Mal é Sono.

Outras novidades de Maio - nas livrarias a partir do dia 7 - da FFMS: Água em Portugal e Património Alimentar de Portugal.



Maria Antónia Frasquilho dedica-se, desde 1985, ao estudo, ensino e intervenção no burnout, sendo, por isso, uma das maiores referências na área em Portugal. Burnout - Guia completo de prevenção e tratamento será publicado este mês pela Manuscrito.

Texto sinóptico
«Tira uns dias de férias que isso passa.»
«Será burnout ou estou só stressado?»
«Burnout? Isso é coisa de gente fraca.»

Sente-se exausto, irritado e derrotado pelo trabalho. Atingiu o fim da linha e desconhece a origem do problema. Afinal, adora o que faz e sempre se orgulhou de dar tudo de si em prol da empresa.
Certo, mas... consegue perceber como estes sinais são perigosos? Eles podem indiciar que está a entrar em burnout, o bicho-papão da sociedade moderna e a síndrome mais prevalente na população ativa a nível mundial - e que, muitas vezes, é o primeiro alerta para o que pode vir a ser um quadro de doença mental grave. E, não, a solução não passa «por tirar uns dias de férias».
Para desmontar a narrativa que insiste em confundir stresse e burnout, a psiquiatra Maria Antónia Frasquilho preparou este guia completo. Desde os primeiros sinais de alerta até à prevenção e tratamento, pode socorrer-se ainda dos casos clínicos e exercícios práticos para voltar a encontrar o equilíbrio necessário para uma vida saudável e feliz no trabalho.

A autora
Médica psiquiatra, Maria Antónia Frasquilho especializou-se em Psiquiatria Forense, com um pezinho em Pedagogia da Saúde, Medicina do Trabalho e Avaliação do Dano Corporal. Consultora em saúde mental no trabalho, dedica-se, desde 1985, ao estudo, ensino e intervenção no burnout. ACtualmente exerce a sua prática clínica na Alterstatus, em Algés.
É co-autora das obras 
Stress, Depressão e Suicídio e Organizações de Intervenções Preventivas.

Sem comentários: