segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Psiquiatras portugueses assinam os livros «A Ciência do Sono» e «Dicionário de Psicopatologia»

Após editar em Setembro Casos Clínicos em Psiquiatria e Saúde Mental, as Edições Parsifal publicam esta semana A Ciência do Sono, uma obra que «vem preencher um espaço fundamental na literatura científica nacional relativa à ciência do sono», segundo João Bessa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, que assina o prefácio. Este livro tem coordenação dos psiquiatras Bárbara Almeida, Carolina Machado, Cristina Fragoeiro e Sofia Gomes.

Com o selo Texto Editores, no final do mês será lançado, da autoria dos psiquiatras Maria Luísa Figueira, Luís Madeira e Pedro Afonso, o livro Dicionário de Psicopatologia

O sono é um estado fisiológico essencial do ser humano, que ocupa um terço da sua vida. Apesar de ser objeto de fascínio e de estudo desde as civilizações mais antigas, o sono suscita ainda hoje muitas dúvidas aos especialistas e levanta questões que continuam por responder.
Esta obra pretende proporcionar aos leitores uma visão abrangente do sono, desde os processos neurobiológicos normais e as suas mudanças ao longo da vida (como na infância, adolescência, gravidez ou envelhecimento) até às alterações induzidas por doença mental e/ou física.
Assim, os inúmeros capítulos apresentam as alterações mais comuns do sono com as quais os clínicos se deparam no seu dia-a-dia, sendo também abordados métodos de diagnóstico e tratamento e o impacto que as alterações têm no bem-estar e na qualidade de vida dos pacientes.  

O Dicionário de Psicopatologia vem dar resposta ao interesse crescente em clarificar o que vivemos quando estamos em sofrimento. Pretende permitir, a cada um de nós, saber identificar melhor os seus sentimentos e exprimir-se em situações de sofrimento ou doença. Vai assim ao encontro da curiosidade de todos os que investem em caminhos de autorreflexão ou que vivem experiências novas, difíceis de pôr em palavras, e/ou perturbadoras.
Pelo seu rigor científico, serve também a especialistas (particularmente psiquiatras e internos de Psiquiatria) que pretendam nomear corretamente fenómenos que decorrem na doença mental. A importância deste dicionário, para a prática e investigação das ciências médicas, humanas e sociais, é enorme em dimensões epistémica, fenomenológica, ética e sociopolítica. Um instrumento valioso quer para os alunos e profissionais de saúde, quer para o público em geral.

Sem comentários: