quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Novidades Presença: «A Pequena Farmácia Literária» e «Os Pássaros Também Cantam no Inferno»

A Pequena Farmácia Literária
de Elena Molini

Por vezes, o comboio dos sonhos passa antes de conseguirmos chegar à estação. Temos, então, duas hipóteses: ficar a vê-lo partir para sempre ou percorrer a linha a pé e continuar a perseguir os nossos desejos.
É o que decide fazer Blu Rocchini, que vive em Florença com outras três raparigas, todas mais ou menos a braços com uma vida sentimental complicada.
Blu tem um sonho: trabalhar no mundo dos livros. Foi o que tentou fazer durante uma breve experiência numa editora especializada e, também, numa grande cadeia de livrarias. a decisão chegaria depois: abrir a sua própria livraria.
Mas a vida é difícil numa pequena livraria independente... até que Blu tem uma intuição: transformar os livros em remédios, com indicações terapêuticas, posologia e tudo, para curar a alma das pessoas. É assim que nasce a Pequena Farmácia Literária, que, imediatamente, se revela um enorme sucesso.
Pena é Blu ter agora outra coisa na cabeça: como reencontrar o maravilhoso rapaz que parece ter saído das páginas de O Grande Gatsby e com quem passou uma noite inesquecível?
Numa divertidíssima comédia com um final surpreendente, Blu irá descobrir que os sonhos, por vezes, estão muito mais perto do que se possa imaginar. Basta saber reconhecê-los.

Pode também interessar: O Livreiro de Paris.

Os Pássaros Também Cantam no Inferno
de Horace Greasley

Mesmo nos sítios mais terríveis do mundo, a esperança permanece nas trevas, esperando por uma oportunidade para levantar voo.
Quando a guerra foi declarada, Horace Greasley tinha apenas 20 anos. Depois de sete semanas de treino no Regimento Real de Leicestershire, Horace viu-se frente ao poderio do Exército Alemão num campo lamacento a sul de Cherbourg, no Norte de França, com apenas trinta balas no seu alforge de munições.
A guerra de Horace não durou muito… a 25 de maio de 1940, foi capturado, começando assim a viagem terrível para um campo de prisioneiros de guerra na Polónia. Os que sobreviveram à dura marcha de dez semanas para o campo chegaram fracos e exaustos, e todas as hipóteses de fuga pareciam ter desaparecido.
No entanto, quando Horace conheceu Rosa, a filha de um dos seus captores, a sua história mudou - parecia que o destino lhe lançara uma boia de salvação. Horace arriscou tudo fugindo do campo para ir ver a sua amada, trazendo de volta comida para os seus camaradas prisioneiros. Deste modo, deu esperança aos seus companheiros e desafiou um dos regimes mais brutais da história.

Pode também interessar: O Fotógrafo de Auschwitz.

Sem comentários: