sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Livros de Philip Roth e Haruki Murakami entre as novidades da LeYa

Romance, romance histórico, contos, memórias, psicologia e vida prática. Estes são os géneros literários de seis próximas publicações da LeYa para este mês.

O Professor de Desejo, de Philip Roth
Personagem tão inesquecível quanto Alexander Portnoy (de O Complexo de Portnoy) e Mickey Sabbath (de Teatro de Sabbath), David Kepesh conduz as peripécias deste romance hilariante sobre um professor dividido entre os instintos, o afeto e o intelecto. Nos seus tempos de estudante universitário, David Kepesh define-se como «um devasso entre os académicos, um académico entre os devassos». Mal imagina quanto este lema irá ser profético - ou pernicioso. Porque enquanto Philip Roth segue Kepesh desde a infância em família até ao campo imenso das possibilidades eróticas, de um ménage à trois em Londres às garras da solidão em Nova Iorque, vai criando um romance sumamente inteligente, comovedor e muitas vezes hilariante sobre o dilema do prazer: onde o procuramos; por que razão fugimos dele; e como nos empenhamos em conseguir uma trégua entre a dignidade e o desejo. 

O Magriço, de Tiago Salazar
D. Álvaro Gonçalves Coutinho - conhecido por Magriço por causa da sua figura débil - foi celebrizado numa passagem d’Os Lusíadas, que destaca a sua coragem entre os Doze de Inglaterra, cavaleiros portugueses que, no reinado de D. João I, participaram num combate que visava lavar a honra de doze damas ofendidas e do qual saíram vencedores. Porém, mesmo tratando-se de um cavaleiro de linhagem na Corte do Mestre de Avis, o Magriço não aceitou que o seu monarca lhe negasse casamento com a mulher que amava, partindo para a Borgonha onde lutou por mais de uma década entre os pares de João Sem Medo, que o considerou um dos mais destemidos guerreiros que alguma vez o serviram. Aventureiro, defensor de causas justas e sempre na senda de glória para os seus amos, Álvaro Coutinho era também um filho segundo, afastado da herança paterna, um homem amargo a quem a memória da desfeita do rei nunca abandonou, um guerreiro sem medo da morte, um ancião que resistiu à peste e se tornou uma espécie de eremita no fim da vida. 

A Menina dos Anos, de Haruki Murakami e Kat Menschik
Naquele dia, o do seu vigésimo aniversário, a jovem atendia às mesas como de costume. Trabalhava sempre às sextas-feiras, mas, se tudo corresse como planeado, nessa noite teria folga. Numa chuvosa Tóquio, o banal vigésimo aniversário de uma empregada de mesa conhece uma estranha reviravolta quando lhe pedem que entregue o jantar ao proprietário do restaurante, homem recluso e pouco sociável. 

Diário de uma Viagem a Portugal e ao Sul de Espanha, de Dorothy Wordsworth
"As portuguesas tricotam de forma magnífica e com grande rapidez; e nós, inglesas, poderíamos receber delas umas lições", observa fascinada Dorothy Wordsworth Quillinan. Filha do poeta William Wordsworth, a autora tinha 39 anos quando casou contra a vontade do pai, com Edward Quillinan, um oficial britânico, nascido em Portugal, que traduzia para inglês os poetas portugueses. No dia 7 de Maio de 1845, partem de Southampton, no vapor Queen, rumo ao Porto. O diário dessa viagem é um documento único sobre o Portugal de mil e oitocentos. O poder de observação da autora, o seu sentido de humor e as comparações com o mundo de onde veio conferem à narrativa uma memorável perspetiva sociológica.


O Corpo Não Esquece, de Bessel van der Kolk
Associamos o stress pós-traumático a pessoas que viveram situações extremas, como veteranos de guerra ou vítimas de violação. Mas basta um acidente de automóvel para nos provocar danos que se prolongarão ao longo dos anos; ou ter um familiar alcoólico; ou testemunhar uma cena de grande violência. O trauma traz consigo um mundo invisível de consequências, diz-nos o Dr. Bessel van der Kolk, como pesadelos, insónias, acessos de fúria ou de pânico. O trauma fica gravado nas entranhas, agarra-se a cada fibra do corpo, molda o próprio cérebro. Por causa dele, perde-se a capacidade de sentir prazer, de estabelecer relações, de confiar. Ou sequer de falar, como se a cada flashback do horror a vítima sofresse um AVC. O Corpo Não Esquece é uma obra absolutamente superlativa sobre o trauma, as suas consequências e a sua cura. Escrita por um dos maiores especialistas mundiais na área, com um humanismo e compaixão tocantes... 

Sinta-se em Casa - O manual de decoração de interiores, de Frida Ramstedt
Frida Ramstedt já era uma conhecida designer quando se mudou de um charmoso prédio centenário, para uma nova casa. Foi um choque. De repente, já não tinha um pé direito de três metros, nem uma arquitetura marcante, mas antes um quadro em branco à espera de ser preenchido. Apesar da sua experiência, foi um período de reaprendizagem que a levou a chegar a uma importante conclusão: não devemos decorar em função do que os outros pensam, mas sim daquilo que nos faz sentir bem.
Sinta-se em Casa
, o mais vendido livro de decoração de interiores da Escandinávia, é uma revelação. Em vez de nos apresentar fotografias de espaços e mobílias, ensina-nos a decorar, começando com aquilo que temos. Que proporção deve ter a mesa de apoio em relação ao sofá? Que bibelots devemos agrupar e como? Qual é altura certa para pendurar candeeiros? Aqui encontrará todas as respostas, todo um modo de pensar a decoração, baseado em regras testadas pelo tempo - como a mítica proporção áurea, que a autora pôs em prática em centenas de casas e empresas.
Traduzido em mais de 25 países, e escrito pela mais influente e premiada decoradora de interiores da Suécia (autora do blog Trensender, premiado com o Elle Decoration Award), Sinta-se em Casa vai ajudar a transformar aquilo que tem, no lar que sempre desejou ter.

Sem comentários: