terça-feira, 13 de outubro de 2020

Novos livros baseados em histórias verídicas estão quase a chegar às livrarias

Encontrar o Amor em Auschwitz, de Francesca Paci
Vogais, à venda a 19 de Outubro

A história real, mas injustamente esquecida, de um prisioneiro polaco e de uma judia que se apaixonaram no campo de extermínio de Auschwitz. Tem por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas deste amor.

A Espia Inesperada, de Tracy Walder e Jessica Anya Blau
Edições Desassossego, à venda a 6 de Novembro
Um relato inspirador de uma mulher que teve de desafiar as suas expectativas para defender o seu país. A Espia Inesperada é a história fascinante da entrada de Walder na CIA e, mais tarde, no FBI. Em salas de alta segurança, ela analisou as movimentações de membros da al-Qaeda enquanto o presidente Bush observava por cima do seu ombro e o diretor da CIA lhe trazia donuts.

Uma Vida Adiada, de Dita Kraus
Edições Desassossego, à venda a 6 de Novembro

Um livro envolvente, em que memórias vívidas e detalhadas se entrelaçam com a narrativa de um dos períodos mais traumáticos da História.
Dita escreve com rigor sobre as difíceis condições dos campos, sobre o seu papel como guardiã da mais pequena biblioteca do mundo e sobre o papel fundamental que os livros tiveram como escape da realidade. E vai além do Holocausto, apresentando a vida que reconstruiu depois da guerra: o seu casamento com o sobrevivente Otto B. Kraus, a nova vida em Israel e a maternidade.
Esta é a verdadeira história da bibliotecária de Auschwitz contada pela sua protagonista.

Isto Nunca Aconteceu, de Lara Prescott
Saída de Emergência, à venda a 11 de Novembro

Uma obra‑prima banida. Duas espias. Um livro que transformou a História.
1956. Boris Pasternak está a escrever
Doutor Jivago, um livro controverso capaz de provocar dissensão na União Soviética. Com medo do seu poder subversivo, os soviéticos censuram‑no e proíbem a sua publicação. Mas isso não impede que no resto do mundo a obra se transforme num bestseller… e numa possível sentença de morte para o autor.
A CIA está atenta aos acontecimentos e planeia utilizar o livro para influenciar a Guerra Fria a seu favor. Contudo, os agentes destinados a esta missão não são os espiões tradicionais. Duas secretárias são encarregadas da missão das suas vidas: devolver clandestinamente Doutor Jivago à URSS e utilizá‑lo como arma de propaganda. No entanto, esta não será uma missão fácil.

Outros livros recentes sobre o Holocausto: O Fotógrafo de Auschwitz e O Sabotador de Auschwitz.

Sem comentários: