quinta-feira, 30 de maio de 2024

Cláudio Ramos e Fátima Lopes apresentam os seus novos romances

Será uma vida suficiente para se viver um grande amor? Esta é a premissa do novo livro de Cláudio Ramos, que tem vários livros publicados, mas O Rapaz marca uma viragem na sua escrita e vida, que se despe neste romance como nunca o havia feito, deixando no ar a questão sobre as histórias de ficção que se cruzam com a realidade. Segundo o autor, «a história deste livro é a de uma paixão vivida fora de tempo, talvez fora de horas, por duas pessoas que se encontram no lugar certo, mas no tempo errado.»

Houve um rapaz que apareceu na minha vida e me fez voltar a acreditar, e perceber que, além de estar vivo, devo gostar de viver, devo valorizar o que sou, que não me devo render e que, se em algum momento deste meu caminho, alguém me disse que eu não valia a pena, essa pessoa estava enganada.

Esse rapaz foi, acima de tudo, uma luz bonita que me voltou a fazer sentir vivo e me resgatou de um lugar escuro onde estava depositado há demasiado tempo, e isso é tudo.
Quando alguém nos volta a ensinar a respirar devagar e, ao mesmo tempo, de forma acelerada, é porque pode ser a pessoa certa, e eu percebi logo que podia ser.
Na vida, as histórias, além de amor, têm verdade, sim, porque nem sempre o amor consegue sobreviver só de amor.


Fátima Lopes apresenta o seu décimo livro. O amor mora no andar de cima, um romance surpreendente, onde aborda temas como a solidão, violência doméstica, o impacto dos traumas do passado, a beleza da vida e a esperança do renascimento.


Ana é uma escritora de sucesso. Os seus livros, campeões de vendas, fazem sonhar (e suspirar) as suas leitoras, com ingredientes infalíveis: homens de sonho, paisagens maravilhosas, frases motivadoras e histórias de amor apaixonantes. Mas a sua vida é bem diferente das páginas dos seus livros. E Ana está cansada de a viver.

Mora num prédio antigo em Lisboa. Trabalha, cumpre todos os seus deveres e obrigações e não se permite divertir. Porque carrega no coração um trauma do passado que não a deixa ser feliz. Tem como vizinhos um casal de velhotes a quem faz as compras semanais, que acompanha nos passeios de fim de semana. Foram o seu pilar há anos quando se mudou sozinha, com a filha pequena, para aquele prédio, com uma mala cheia de dor e incerteza.
Amigos tem poucos e não é dada a saídas, nem convívios, para além dos encontros com as suas leitoras. Mas a sua vida está prestes a sofrer uma mudança. Tem um livro que não consegue acabar; conhece uma leitora misteriosa cuja história a intriga; o charmoso diretor da sua editora não desiste de a conquistar e um novo vizinho que, de sorriso nos lábios, música no sotaque e simpatia natural, lhe desperta curiosidade.

Alguns livros da autora
Viver a Vida a Amar, Fátima - O meu caminho, a minha fé, Encontrei o Amor Onde Menos Esperava, Faz o que o Teu Coração Pede.

Sem comentários: