sexta-feira, 5 de abril de 2024

«Souvenir» marca a estreia de Marta Hugon na esfera literária

A Tinta da China publica a 18 deste mês Souvenir, um livro de contos. Este é o primeiro livro de Marta Hugon, cantora de jazz com cinco álbuns lançados, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e professora na Escola de Jazz Luiz Vilas-Boas.

Texto sinóptico
Os contos aqui reunidos seguem um fio de memória. Um fio que se desembrulha a cada história e que se torna o seu elo de ligação. A intimidade insinua‑se junto do leitor, que avança incauto, apanhando pelo caminho os cacos das experiências vividas pelas personagens. Objectos, lugares e músicas cumprem uma função central nesse desenterrar do passado, compondo um puzzle narrativo de trauma, redenção e um certo desassombro.

Excerto
«A casa tinha uma sala grande, plantas trepando suspensas por invisíveis fios de nylon, competindo com as estantes dos livros que, em colorida desarrumação, circunscreviam o espaço. Enquanto limpava o pó, Conceição ia lendo as lombadas, saltando os títulos em francês e em inglês, que não lhe diziam nada. Os quatro anos de escola, muito trabalho no campo e a fome repartida com os oito irmãos estavam agora longe, mas ainda lhe fazia confusão que as meninas não quisessem mais e deixassem restos de comida nos pratos.
Sentiu o carrapito a desfazer‑se. Do molho de ganchos no bolso do avental tirou dois ou três com que prendeu no alto da cabeça aquela espécie de fio inesperadamente longo de cabelo quase branco. Em pequena, usava‑o mais curto, para não morrer com o calor do Alentejo, e lembrava‑se com saudade e uma pontada de orgulho do seu negro‑azeviche, a fazer inveja às outras raparigas na Festa da Senhora das Brotas. Arrumou o pano do pó e acabou de lavar a loiça do almoço. Faltava pouco para as meninas chegarem, e sabia que a partir daí teria o dobro do trabalho»

Outras novidades de Abril da editora: A Cidade Democrática e Catarina e a Beleza de Matar Fascistas.

Sem comentários: