sábado, 6 de abril de 2024

Banda Desenhada «O Teatro: Lugar de (Entre)Mundos»

Publicado há um ano, O Teatro. Lugar de (Entre)Mundos é um livro dedicado a todas as pessoas que desde a inauguração do Teatro Baltazar Dias (na época era denominado D. Maria Pia) fizeram parte dele, nas mais diferentes funções.
Por este Teatro localizado no centro do Funchal, como ilustram as 100 páginas desta BD, passaram muitos artistas de várias áreas e uma variedade de público. É notório um trabalho aprofundado de pesquisa por parte dos autores Antony Brazão, Francisco Branco, Roberto Macedo Alves e Válter de Sousa.
A História do Teatro é contada desde 1888 até aos nossos dias, através de uma narrativa e parte visual realistas. Além dos factos históricos, e para adicionar uma dinâmica e divertimento aos leitores, são personagens deste livro alguns "fantasmas", que abordam, por exemplo, Eunice de Muñoz, a grande actriz portuguesa que actuou várias vezes no palco do Teatro e que tinha um carinho especial pelo mesmo.
Uma Banda Desenhada que merece ser descoberta, tanto pelo leitor madeirense como pelo continental. Edição com o selo Sétima Dimensão.

Clica aqui, para mais informações sobre o Teatro Municipal Baltazar Dias.

Texto sinóptico
O Teatro. Lugar de (Entre)Mundos
é uma obra de Banda Desenhada que celebra o Teatro Baltazar Dias nos seus 135 anos de existência.
Neste livro, foram retratados alguns dos momentos mais importantes da história do nosso Teatro, representados através da combinação do traço de vários ilustradores madeirenses.
Nestas páginas, celebra-se o passado e o presente do Teatro, incluindo uma homenagem a algumas das figuras que fazem parte da sua história e a todas as pessoas que ao longo destes 135 anos fizeram parte do Teatro Baltazar Dias e nos ajudaram a viajar para além dos nossos horizontes físicos.

Excerto da Nota Introdutória
«O Teatro é um lugar de cultura, é um ponto de encontro, é uma janela ao mundo, aos seus paradoxos e ambiguidades, ao melhor da humanidade e às suas tragédias.
(...) Que esta Banda Desenhada permita miúdos e graúdos celebrarem o Teatro, como a partir dela, desbravar outros mundos de cultura e de conhecimento sobre esta nossa cidade que, paulatinamente, também nos educa.»
Nuno Fraga

Sem comentários: