quarta-feira, 3 de abril de 2024

Presença publica «Como Gerir Pessoas», um livro indispensável para gestores de empresas e pessoas

A Editorial Presença lançou recentemente Como Gerir Pessoas, um livro essencial para todos os que querem tornar as equipas mais produtivas, coesas e motivadas.
O autor, Francisco Miranda Rodrigues, é Psicólogo e especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e da Saúde Ocupacional. Foi Director Executivo e actualmente é Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Texto sinóptico
As empresas são as pessoas que as compõem. Se esta é uma verdade inegável, porque continuamos, ainda, a prestar tão pouca atenção à componente psicológica das organizações? E quantos de nós sentimos, diariamente, cada vez mais dificuldade em gerir pessoas?
As prioridades estão a mudar, no que ao trabalho diz respeito. As novas gerações vivem com maior mobilidade e menos vinculação às estruturas. Consequentemente, a forma como a liderança é exercida é mais escrutinada, e aos resultados financeiros esperados juntam-se as exigências ambientais, éticas e sociais.
Este é o livro essencial para todos aqueles que, nas empresas, gerem pessoas e querem melhorar resultados, porque traz para a equação uma componente nova - ou, pelo menos, muito desconhecida, para a grande maioria de nós -, que tem uma importância vital e pode mesmo ser um game changer: a psicologia.
Porque lembremo-nos: sem pessoas, não há organizações, e o comportamento e a forma como pensam, escolhem e expressam as suas emoções são absolutamente decisivos. 

Excerto do Prefácio
«O grande contributo deste livro é precisamente aquele de oferecer o conhecimento mais importante para qualquer forma de liderança: o que determina o comportamento daqueles que se pretende liderar, coordenar, gerir. Francisco Miranda Rodrigues faz isso através de um conjunto muito diversificado de exemplos e em diferentes áreas da gestão e liderança. De uma forma clara e prática, o livro tira partido de um conjunto de metodologias e estudos desenvolvidos pela ciência do comportamento e pela psicologia para demonstrar, com casos práticos, como as variáveis que determinam o comportamento devem ser tidas em conta nos processos de liderança e gestão. É um contributo fundamental para uma liderança e gestão de muito maior qualidade e eficácia.»
Miguel Poiares Maduro

Sem comentários: