sábado, 27 de dezembro de 2025

Editora Taiga publica livro que dá voz aos protagonistas de uma psicoterapia


A editora Taiga acaba de publicar um novo título: Crónicas de uma Psicoterapia - As vozes da paciente e do terapeuta, uma obra escrita a quatro mãos. Após Integração em Psicoterapia - (Meta)Modelo de Complementaridade Paradigmática (2024), este é o livro mais recente do Prof. Doutor António Branco Vasco, psicólogo e psicoterapeuta de referência em Portugal. 

Texto sinóptico 
A presente publicação é, mais do que um livro sobre psicoterapia, o testemunho de dois intervenientes de um processo terapêutico. É composto por duas vozes, que procuram expressar a sua vivência de uma relação terapêutica intensa, exigente e frutuosa. Contém diversos textos escritos por Mariana S. — pseudónimo de uma paciente de António Branco Vasco — em diferentes momentos: memórias de infância, cartas ao terapeuta, relatos de experiências importantes da terapia e reflexões após a sua conclusão. Também o autor escreve sobre a experiência de ter acolhido Mariana, e da partilha de «espaço existencial» que tiveram ao longo de anos. Ambos os intervenientes são entrevistados, num convite a revisitar a sua vivência do processo e da relação terapêutica. É, portanto, uma raríssima ocasião para o leitor ficar a conhecer não só este espaço terapêutico em particular, mas o impacto que uma psicoterapia pode ter nos seus intervenientes — paciente e terapeuta.

Excertos
«A essência da mudança consiste em aprender a habitar de forma diferente o sítio existencial em que nos encontramos.» — António Branco Vasco

«Apagámos os contornos desnecessários e trabalhámos «sobre ferro e fogo». E eu andei para a frente e para trás novamente, no movimento continuado e seguro que o António me proporcionou.» — Mariana S. 

Os autores
António Branco Vasco é licenciado em Psicologia Clínica pela FPCEUL (1980). Mestre em Psicologia pela Catholic University of America, Washington, D.C. (1985). Doutorado em Aconselhamento em Psicoterapia pela FPCEUL sob orientação do professor Windy Dryden, da Universidade de Londres (1993). Psicoterapeuta de orientação integrativa, com formação psicanalítica/dinâmica/relacional; rogeriana; cognitivo-comportamental e experiencial, focada nas emoções. 
Professor Catedrático aposentado da FPCEUL (coordenou a Secção de Psicologia Clínica e da Saúde e o Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa). Membro do Conselho Técnico, formador e supervisor da APTCCI e do Conselho Científico-Pedagógico da Especialização Avançada em Psicoterapia (ISPA). Membro de diversas sociedades e associações, particularmente da Society for the Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI), tendo integrado o Advisory Board e o Comité de Investigação. 
Integrou e integra o Conselho Editorial de diversas revistas, participa regularmente em conferências e publica artigos (teóricos, clínicos e de investigação) nos contextos nacional e internacional. 

Mariana S. é uma de muitas (cada vez mais) pessoas que mostram a coragem para procurar na psicoterapia um apoio, um recurso para lidar construtivamente com o sofrimento psicológico. Além desta coragem, Mariana S. tem também a generosidade de partilhar as suas memórias, a sua experiência do processo terapêutico e as mudanças que este proporcionou. 
Através da sua capacidade de expressão escrita, permite ao leitor o acesso à face mais escondida e menos representada na literatura sobre psicoterapia: a percepção do paciente do antes, do durante e do depois do processo terapêutico.

Sobre a Taiga
A Taiga é uma editora independente, especializada nas áreas da saúde mental e da psicoterapia. 
Pretende tornar o trabalho desenvolvido nesta área mais visível para estudantes, profissionais e público em geral, tanto através da tradução de obras e autores de referência não publicados em Portugal, como da publicação de autores portugueses de relevância. É dada especial atenção à (re)edição de obras com importância para a história da psicoterapia portuguesa.
A Taiga propõe-se enriquecer o panorama editorial na sua área de especialidade, muitas vezes condicionado por questões financeiras, que tornam a oferta pouco diversificada, os preços elevados e os livros objectos pouco atractivos.
Pretendemos produzir livros de qualidade técnica e gráfica, a preços acessíveis, cuidadosamente editados por profissionais da área, desafiando os meios convencionais de distribuição através de um contacto personalizado com leitores e instituições de referência, cruciais para o sucesso do projecto. 

Sem comentários: