segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Editorial Caminho comemora 50 anos de vida e reedita «A Noite», a primeira peça de teatro de Saramago

A Editorial Caminho, uma das mais importantes e prestigiadas editoras portuguesas, comemora 50 anos de actividade.
Fundada em 1975, actualmente integrada no grupo LeYa, assumiu ao longo das últimas cinco décadas um papel de inquestionável importância no panorama literário lusófono, através da publicação de autores de língua portuguesa nas áreas de ficção, não ficção, poesia e livros para a infância. A inquestionável qualidade dos seus livros, a abrangência temática do seu catálogo e a incontornável distinção dos seus autores, através da atribuição de prémios, entre os quais se destacam o Prémio Nobel, (1998) a José Saramago e oito prémios Camões, atestam o lugar cimeiro que a Editorial Caminho ocupa na vida editorial portuguesa.

«A presente edição destina-se a assinalar os cinquenta anos de atividade da Editorial Caminho, fundada em dezembro de 1975. A escolha desta forma de assinalar este aniversário justifica-se por dois motivos: José Saramago, que continua a ser o único escritor de língua portuguesa a conquistar o Prémio Nobel da Literatura, foi publicado pela Caminho ao longo de mais de trinta anos, até depois da sua morte em 2010; por outro lado, foi precisamente com esta peça de teatro que em 1979 José Saramago entrou na Caminho, e entrou para ficar, deixando uma marca indelével na editora.»
Zeferino Coelho (editor)

«A Noite foi escrita por José Saramago a convite de Luzia Maria Martins, que dirigia o Teatro Estúdio de Lisboa. A encenadora e dramaturga (maltratada em vida, e hoje injustamente esquecida) desafiou o autor a escrever uma peça no quinto aniversário do 25 de Abril.»
José Martins (encenador e ator)

Sem comentários: