terça-feira, 16 de abril de 2024

«Mesmo Antes do Fim» é o novo livro da Europa-América


Mesmo Antes do Fim é o título do novo livro da Europa-América. Segundo a editora, é «uma poderosa novela sobre a memoria familiar e a construção das recordações em torno da figura maternal.» O autor é o escritor latino-americano Emiliano Monge, nascido em 1978. A sua obra já foi traduzida para vários idiomas. Atualmente é colunista do diário El País.

Sinopse

Esta é uma história de uma mulher que confronta a sua época e o seu mundo, mas também uma história sobre essa época e esse mundo: a segunda metade do século XX e as primeiras décadas do século em que nos encontramos.
Em Mesmo Antes do Fim, o filho da protagonista retrata a vida da sua mãe, uma vida marcada pela invisibilidade, pela doença, pela loucura e pelas violências, mas também pela resiliência, pela força de vontade, pelo afeto e pelo cuidado de si e dos outros, entra em tensão com alguns dos grandes acontecimentos da vida pública: a chegada das pílulas anticoncecionais, a invenção da câmara instantânea, o desenvolvimento de tratamentos para doenças mentais, a corrida espacial e a corrida pela prótese auditiva perfeita, a descoberta da antimatéria, o diagnóstico do espectro de Asperger, as investigações sobre como prolongar a vida, o Protocolo de Quioto.
Emiliano Monge conseguiu fazer algo que parecia impossível: escrever um livro que é ao mesmo tempo retrato e mural. O retrato de uma mãe e um mural do mundo em que vivemos.

Elogios da imprensa internacional
«A mãe do autor Emiliano Monge contém o mundo. Ver o mundo através dos seus olhos é aproximar-se do Aleph, compreender o bem e o mal, os enigmas da humanidade, as suas dores, preocupações, violências e selvagerias – mas também a sua alegria. A mãe é a protagonista absoluta de um dos melhores livros publicados este ano.»
La Vanguardia

Romance publicado anteriormente pela editora: Eu Matei um Cão na Roménia.

Sem comentários: