quinta-feira, 7 de março de 2024

«Vemo-Nos em Agosto, um romance inédito de Gabriel García Márquez


Dez anos após o seu desaparecimento, Gabriel García Márquez volta a ser notícia por causa de um livro. Um inesperado romance inédito do grande escritor colombiano já chegou às livrarias de todo o mundo. A edição portuguesa tem tradução de J. Teixeira de Aguilar e selo Dom Quixote.

Escrito num estilo inconfundível e fascinante, Vemo-Nos em Agosto é um hino à vida, à resistência do prazer apesar da passagem do tempo e ao desejo feminino. O romance tem como protagonista uma mulher casada que visita uma ilha, num dia específico de Agosto, todos os anos.
Em 1999, quando participava numa sessão de leitura de contos, em Madrid, ao lado de vários outros escritores, entre os quais José Saramago, o Nobel de Literatura Gabriel García Márquez surpreendeu os presentes ao anunciar que estava a trabalhar num novo livro. Um livro que teria como título Vemo-Nos em Agosto.
Para além de um prólogo que procura explicar ao leitor as circunstâncias em que este o livro surgiu, da autoria de Rodrigo e Gonzalo García Barcha, filhos de García Márquez, e de uma nota final de Cristóbal Pera, o editor do escritor colombiano falecido em Abril de 2014, esta edição conta ainda com quatro páginas fac-similadas do manuscrito original.

Texto sinóptico

Todos os anos, a 16 de Agosto, Ana Magdalena Bach apanha o ferry que a leva até à ilha onde a mãe está enterrada, para visitar o seu túmulo. Estas viagens acabam por ser um convite irresistível para se tornar uma pessoa diferente durante uma noite por ano.
Ana é casada e feliz há vinte e sete anos e não tem motivos para abandonar a vida que construiu com o marido e os dois filhos. No entanto, sozinha na ilha, Ana Magdalena Bach contempla os homens no bar do hotel, e todos os anos arranja um novo amante. Através das sensuais noites caribenhas repletas de salsa e boleros, homens sedutores e vigaristas, a cada agosto que passa Ana viaja mais longe para o interior do seu desejo e do medo escondido no seu coração.

Sem comentários: