quarta-feira, 6 de março de 2024

Até ao final deste mês a Presença vai publicar dois livros de cientistas internacionalmente reputados

Richard Restak
é um galardoado neurocientista e neuropsiquiatra, autor de mais de 20 livros 
sobre o funcionamento do cérebro. O autor formou-se em Medicina na Universidade Georgetown e actualmente leciona Neurologia na George Washington Hospital University School of Medicine and Health. Nas páginas de Como Funciona a Nossa Memória, com tradução de Pedro Relógio Fernandes, o leitor irá descobrir, por exemplo, de que é feita a memória e que tipos diferentes podemos ter; como o nosso cérebro muda e de que maneira a memória actua como ligação entre corpo e mente; de que forma a memória se relaciona com o nosso equilíbrio emocional.

Texto sinóptico
A memória piora com a idade, isto já todos sabemos. Mas e se lhe disséssemos que não tem de ser assim?
Este é o guia definitivo para perceber como funciona a memória, exercitá-la, melhorá-la e garantir que não nos esquecemos de nada.
Sem memória, deixamos de ser quem somos. E a perda de memória parece ser uma coisa inevitável, com o passar dos anos. Porém, ao contrário do que ouvimos e lemos tantas vezes, não tem de ser assim. Escrito por um reconhecido neurocientista e neuropsiquiatra com mais de duas décadas de investigação e experiência no tema, este é o guia de­finitivo que vai mostrar-lhe como funciona a nossa memória e o que temos de fazer para a melhorar.
Com dicas e truques que podem ser aplicados no dia a dia por pessoas de todas as idades, além de exemplos reais e exercícios, este livro responde a todas as nossas dúvidas e não nos deixa esquecer de… nada.

Siddhartha Mukherjee, vencedor do Pulitzer, é autor de bestsellers internacionais, entre os quais O Imperador de Todos os Males - Um biografia do Cancro (Ed. Bertrand, 2012 (esgotado)) e O Canto da Célula, considerado o melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Guardian. Professor associado de Medicina na Universidade de Columbia e especialista e investigador na área do cancro, formou-se em Stanford, Oxford e Harvard. Esta obra, «um livro essencial, escrito por um dos melhores autores de ciência», segundo Bill Gates, foi traduzida para o nosso idioma por Maria Rita Furtado.

Texto sinóptico
A melhor investigação científica pelo melhor contador de histórias que podíamos ter. Esta é a grande história da vida, a história do longo, fascinante e sedutor Canto da Célula.
Se pensarmos na viagem ao centro da Terra e no imenso desejo que lhe está subjacente, percebemos rapidamente o fascínio pela história da célula, a partícula no centro da vida. É da acumulação de células, da sua organização, que nasce a possibilidade de funções tão importantes como a reprodução ou a imunidade. e é da disfuncionalidade das células que advêm doenças e males como a doença de Alzheimer, a insuficiência renal, a paragem cardíaca ou a artrite. Ora, foi termos entendido o funcionamento celular e aprendido a manipular esta estrutura microscópica que constituiu uma das maiores revoluções da medicina.
Partindo de uma investigação impressionante e num registo que entusiasma qualquer leitor, o vencedor do Pulitzer junta a incrível história da ciência com extraordinários testemunhos de pacientes e a sua própria - e inigualável - experiência como médico para nos fazer ouvir, deslumbrados, o canto da célula, a grande história da unidade microscópica que representa a vida. 

Elogios da imprensa
«A importância e o lado mais mágico deste texto condensam-se nesta ideia: como é por meio da cooperação entre biliões de células que cada um de nós é criado e existe.» Time

«O entusiasmo com que Mukherjee conta as histórias, a clareza das metáforas que usa para nos fazer ver tudo como se fosse muito simples e a inteligência subjacente a tudo o que escreve fazem de O Canto da Célula um livro indispensável.» The New York Times

«Uma verdadeira masterclass em Biologia. Se ainda não leu nada desta área, não há melhor livro para começar.» The Guardian

Sem comentários: