sábado, 9 de março de 2024

«Neurofitness», da autoria de reputado neurocirurgião americano, revela os segredos para potenciar o desempenho do cérebro


Descobre todo o potencial do teu cérebro e mantem uma mente jovem. É esta a premissa de Neurofitness, da autoria do americano Rahul Jandial, um dos neurocirurgiões mais conceituados do mundo.
Este livro, publicado pela Contraponto Editores no dia 22 de Fevereiro, mergulha nas fronteiras da neurociência para desvendar os segredos por detrás do funcionamento do cérebro humano. Este é um guia indispensável para quem almeja maximizar o potencial cerebral e conquistar uma vida mais plena e feliz.

O autor de 51 anos, é presença regular nos meios de comunicação norte-americanos e britânicos e presidente da International Neurosurgical Children’s Association (INCA), cujo trabalho humanitário se centra em neurocirurgias e treino de neurocirurgiões em hospitais com poucos recursos.
Esta publicação (traduzida por Luís Santos) chega num momento crucial, em que a população está cada vez mais envelhecida e os casos de doenças neurodegenerativas se multiplicam.

Excerto, do prólogo
«Neste livro, levá-lo-ei numa viagem pela sala de operações, pelo mundo - com as minhas missões cirúrgicas - e pelo meu laboratório de investigação, para que veja como é estar na linha da frente da neurociência. Vamos aventurar-nos pelos limites mais longíquos da neurociência, veremos as mais recentes descobertas cerebrais que estão a tranformar a ficção científica em realidade, e partilharei histórias sobre pacientes que tiveram recuperações notáveis.»

Texto de apresentação
Tanto no bloco operatório, onde executa algumas das cirurgias mais arriscadas do mundo, como no laboratório, onde trabalha em ensaios clínicos, o doutor Rahul Jandial está na vanguarda dos avanços mais recentes na área da neurociência. Este livro fascinante junta o melhor dos seus vários campos de atuação: cirurgia, Ciência, estrutura do cérebro e a mente consciente, de modo a explicar-nos a saúde mental no seu todo e o rejuvenescimento da mente.
Rahul Jandial leva-nos para o seu bloco operatório, mas também para o seu laboratório de pesquisa, nas suas missões humanitárias um pouco por todo o mundo e, sobretudo, aos limites da neurociência com o objetivo de nos revelar os últimos avanços que estão a transformar a ficção científica em realidade, traduzindo as suas implicações para a vida quotidiana.

Ao mesmo tempo que deita por terra muitos mitos com que todos os dias nos deparamos, Rahul Jandial ajuda os seus leitores a:
• programar-se para o sucesso no mundo profissional e académico;
• ter uma melhor performance em situações de pressão;
• melhorar a memória;
• controlar o stresse e as emoções;
• diminuir a dor;
• garantir um plano alimentar saudável;
• impulsionar a criatividade;
• criar filhos mais inteligentes;
• manter uma mente jovem.

Combinando as linhas gerais de tratamento que prescreve aos seus pacientes, os avanços mais promissores da Ciência e as dicas que as pessoas mais bem-sucedidas usam para potenciar o seu desempenho, o autor mostra-nos como podemos otimizar o nosso cérebro e viver uma vida mais saudável, mais feliz e mais produtiva.

Sem comentários: