quarta-feira, 13 de março de 2024

PACTOR publica «A Arte de Saber Escolher», o primeiro volume de uma nova colecção ao alcance do público em geral

A Arte de Saber Escolher
é um guia para uma outra versão de nós mesmos. Esta nova publicação PACTOR, é assinada pela
psicóloga e psicoterapeuta Margarida Gaspar de Matos, autora de diversos livros como Adolescentes (2022), Nascidos Digitais (2013) e Sexualidade Afectos e Cultura (2010). Através de uma escrita acessível, a actualmente Professora Catedrática Convidada na Universidade Católica Portuguesa, questiona e desafia o leitor a refletir sobre as suas escolhas de vida.
Através de uma escrita acessível, a autora aborda diversos temas desde a saúde e bem-estar até ao desenvolvimento pessoal e às relações interpessoais. O livro está dividido em três momentos de reflexão fundamentais: “Quem somos, o que Valorizamos e o que Fazemos”, “Distanciar, Aceitar, Mudar e Viver” e “Olhar para “Dentro e Fora de Nós”.
“A Arte de Saber Escolher – Um guia para uma versão de nós mesmos”, destinado a todo o público no geral, inclui ainda exercícios experienciais e de reflexão pessoal para ajudar os leitores nesta jornada. Este é o primeiro título de uma nova colecção «descomplicada e ao alcance de todos, mas com fortes raízes na Ciência Psicológica do nosso tempo». A editora prevê publicar durante o corrente ano mais três títulos: A Arte de Caminhar ao Longo da Vida, A Arte de Construir o Futuro e A Arte de Ser Jovem Hoje.

Excerto
«Podemos ensinar-nos a entender a ansiedade como um estado íntimo, natural e nosso, tentar evoluir com ela, aceitando-a sem a "contrariar" e sem lhe dar demasiada importância. Veremos que cada vez será mais fácil e mais agradável conviver com ela e, quem sabe, talvez um dia sejamos surpreendidos com o seu desaparecimento, sem que nada tenha acontecido nem que nada tenhamos feito para isso, a não ser aceitá-la como uma vivência "normal" para poder seguir em frente.» (p. 49)

Texto sinóptico

Já deu por si com dificuldade em parar para refletir sobre os seus últimos anos? Vivemos numa era de constante mudança, não temos tempo para parar e aproveitar o momento, pois estamos constantemente preocupados com o que se segue. Não nos permitimos refletir, valorizar ou distanciar.
No presente livro, a autora lança o desafio ao leitor de dedicar tempo a pensar em si, a pensar no seu quotidiano, com os seus prazeres e com as suas dores, levando-o a refletir nas mudanças que pode tentar para melhor usufruir da vida que tem, permitindo-se ser mais feliz e sentir-se bem com as suas escolhas.
Embarque nesta viagem baseada na Ciência Psicológica e na existência neste tempo presente.

Alguns conteúdos abordados
· Relações interpessoais
· Flexibilidade psicológica
· Negação das emoções
· Cuidar de si próprio
Da Introdução
«Depois de vários anos a escrever com a minha equipa, maioritariamente livros técnicos para profissionais de saúde mental, surgiu a vontade de escrever obras para o grande público, partilhando conhecimentos e experiências. Tinha, também, a proposta de escrever sobre saúde mental, pessoas felizes e com saúde, e como ajudar outras pessoas a tornarem-se mais felizes e a sentirem-se bem no seu dia a dia. A minha ideia era escrever sobre as vivências do quotidiano, os seus prazeres e as suas dores, sobre reflexões e mudanças que as pessoas podem procurar para melhor usufruir da vida que têm, assim como a abertura e a flexibilidade necessárias para tal.»

Acede ao site da PACTOR, aqui, e lê as primeiras páginas do livro.

Sem comentários: