sexta-feira, 31 de março de 2017

Bertrand Editora publica livro escrito por um psiquiatra e uma jornalista

A 5 de Maio, será publicado Pensar. Sentir. Viver., da jornalista Judite Sousa e do psiquiatra Diogo Telles Correia, um livro esclarecedor sobre saúde mental, doença mental e a cura.
Nesta obra, os dois autores conversam, frente a frente, sem rodeios: Judite Sousa, uma jornalista experiente e incisiva, sem medo de perguntar; Diogo Telles Correia, psiquiatra, psicoterapeuta e professor universitário, com vontade de responder.
O lançamento desta obra sobre os misteriosos caminhos da mente humana, será no dia 9 desse mês, às 18h30, na Fnac Colombo. A apresentação estará a cargo do jornalista da TVI José Alberto Carvalho e de Fausto Pinto, director da Faculdade de Medicina de Lisboa. O livro tem o selo da Editora Bertrand.

Texto sinóptico
Se não perguntar, nunca saberá
A felicidade e o direito de a tentarmos alcançar é um dos direitos consagrados pela Constituição americana e, contudo, poucos de nós se considerariam felizes. O estigma da doença e do sofrimento mental perdura, embora toda a gente conheça alguém próximo (quando não o próprio) que sofre ou sofreu de ansiedade, de depressão… Neste livro, Judite de Sousa e o psiquiatra e psicoterapeuta Diogo Telles Correia fazem uma incursão sem complexos no campo da saúde e da doença mental para mostrarem que o sofrimento não é nem uma anomalia, nem um obstáculo insuperável, e que quem precisa pode sempre encontrar ajuda.
«Esta experiência começou por ser uma forma de dar a entender as questões mais básicas da psiquiatria e da saúde mental para o público geral. Senti-me desafiada a dar o meu contributo, porque tenho passado por uma experiência pela qual muitas pessoas estão a passar e não sabem sequer perceber do que se trata. Queria, com as minhas perguntas, que são as de todos os que não trabalham na área mas que se interessam pela saúde mental do mundo, encontrar respostas, soluções para as causas e o tratamento do sofrimento psíquico.» Judite Sousa, in introdução
Excertos
«Portugal é um dos países da Europa com maior percentagem de população com doenças do foro da ansiedade.» (p. 35)

«O terror pode ocorrer em qualquer lugar, veiculado por qualquer um. Por isso é muito possível que o terrorismo possa ser um fator determinante na ansiedade no homem do século XXI.» (p. 60)

«A ansiedade é um problema que afeta a mente e o corpo.» (p. 61)

«A depressão surge quando a capacidade de suportar a intensidade da tristeza ultrapassa os limites da superação humana.» (p. 112)

«Para todas as doenças psiquiátricas – ansiedade, depressão, perturbação bipolar, esquizofrenia, etc. – há na sua causa uma componente genética, biológica, herdada dos nossos pais e uma causa ambiental.» (p. 136)
 
Ambos os autores têm várias obras publicadas (ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

----------------

aqui a entrevista que o Prof. Doutor Diogo Telles Correia concedeu para este blogue.

quinta-feira, 30 de março de 2017

«Arte no Sangue», de Bonnie Macbird

Data de publicação: 01/02/2017
N.º de páginas: 272

«O meu querido amigo Sherlock Holmes disse, uma vez: “A arte, no sangue, pode adotar a mais diversas formas.”» Assim tem início esta nova aventura da dupla detectivesca criada por Arthur Conan Doyle. Neste romance de estreia da argumentista Bonnie Macbird (n. 1951), a trama ambienta-se em 1888, na Londres ainda em choque com os macabros assassinatos em série de Jack, o Estripador. É nesta neblina que assola a cidade londrina que o leitor encontra Sherlock Homes, num estado anímico depressivo, a definhar no seu vício da cocaína. Quem nos narra esta trama, inevitavelmente, é o Dr. John H. Watson, o fiel companheiro de Holmes de há sete anos (conheceram-se em 1881).
Uma carta enigmática escrita por Emmeline “Chérie” La Victoire, uma cantora parisiense de sucesso, é endereçada a Sherlock. Nela, ela diz ter sido ameaçada por um homem: «Esquece o assunto ou alguém morrerá». A sedutora mademoiselle suplica ao famoso detective de 34 anos a ajudá-la a encontrar Emil, o seu filho de dez anos a quem só vê uma vez por ano, que desapareceu misteriosamente. O pai da criança, com quem esta vive, um dos nobres mais ricos de Inglaterra, não mantém contacto com a ex-amante. O único intermediário entre Emmeline e o conde é Pomery, o seu assistente de câmara, mas ele é encontrado morto dias depois da dupla chegar a Paris para se encarregarem de resolver o caso.
Após algumas averiguações, o conde é tido como principal suspeito do desaparecimento do filho, mas também, por ser um dos maiores coleccionadores de arte do mundo, do furto de uma milenar estátua do Museu do Louvre.
O que podem ter em comum esses dois desaparecimentos e o assassinato de dois outros homicídios, das duas únicas pessoas que protegiam Emil de uma desgraça iminente com efeitos psicológicos na criança para toda a vida? Graças ao seu método lógico-dedutivo, Sherlock, «a máquina fria e racional», conseguirá solucionar estes mistérios?
Arte no Sangue, traduzido de Art in the Blood (2015) por Fátima Tomás da Silva (a revisão do texto é falha em alguns casos), através de capítulo breves e suspense em crescendo, retrata fielmente lugares e pessoas reais dos finais do século XIX, revelando um trabalho de pesquisa bem conseguido. Tal como outros escritores fizeram recentemente, ao darem uma nova vida a protagonistas famosos do mundo do crime (é o caso de Sophie Hannah que fez ressurgir Poirot), Bonnie MacBird apresenta um romance bem ao estilo tradicional de Conan Doyle.
Nem tudo é o que aparenta, é o frase-chave deste romance de estreia, que infelizmente, nesta edição portuguesa não contém ilustrações da própria autora. Bonnie MacBird verá publicado a (sua) segunda aventura de Sherlock Homes, cujo título original é Unquiet Spirits: Whisky, Ghosts, Murder, em Julho deste ano. Esperemos pela sua tradução portuguesa.


Excerto
«Sempre disse que a vida com Holmes é um pouco como caminhar sobre uma ponte suspensa, preso com cordas sobre um abismo coberto de árvores. Talvez a adrenalina seja estimulante, mas as pessoas nunca sabem o que há por baixo e correm sempre o risco de cair.» (p. 102)

quarta-feira, 29 de março de 2017

Novo 'thriller' de Stephen King entre as próximas novidades

Nós, os Micróbios – E Uma Visão Alargada da Vida, publicado em Portugal pela Temas e Debates, é, segundo nota editorial, uma «obra de estreia de Ed Yong em que mergulhamos na exploração dos 40 triliões de micróbios que fazem parte do nosso corpo, que nos acompanham e nos protegem, é também uma das obras finalistas ao Wellcome Book Prize 2017 – que distingue obras na área da divulgação científica e médica.»

O Caminho da Autodependência é o título do mais recente livro de Jorge Bucay, um dos autores de Psicologia e Desenvolvimento Pessoal mais respeitados nos nossos dias e com vários best-sellers internacionais publicados.


Sr. Mercedes, o novo thriller de Stephen King, é uma luta épica entre o bem e o mal. Numa corrida desenfreada contra o tempo, três heróis absolutamente improváveis tentam impedir que um assassino mate milhares de pessoas.

Imagina a Tua Vida - Faz as coisas acontecerem, de Maria Manuela Gonçalves, é uma das novas apostas da Sinais de Fogo Publicações. Nesta obra, a terapeuta, «com linguagem simples e directa (...) oferece-nos um alerta inspirador, sempre em diálogo próximo com o leitor. Aponta princípios para um caminho de melhoria pessoal onde imaginação e criatividade se relacionam com a libertação do sofrimento inerente a vários problemas frequentes: saúde, trabalho, perda de entes queridos, relacionamentos.»

segunda-feira, 27 de março de 2017

Romance de estreia da ex-mulher do fundador da Tesla

O primeiro romance de Talulah Riley, ex-mulher do fundador da Tesla, chega às livrarias amanhã.
As Boas Raparigas Não Ganham ao Amor tem o seguinte texto sinóptico:
Bernadette St John é uma mulher implacável. Jornalista famosa pelas confissões embaraçosas que consegue arrancar aos ricos e poderosos, é mimada, manipuladora e não olha a meios para atingir os seus fins. E o que ela mais deseja agora é conquistar Tim Bazier, o seu agente literário. Não lhe interessa nem um pouco que ele esteja noivo de Elizabeth, uma mulher pura e amorosa.

Radley Blake é um homem temido. Além disso, magnata de Silicon Valley não só é imune aos encantos da jornalista como tem o dom de adivinhar os seus pensamentos e esquemas mais maléficos. E não vai permitir que ela destrua a relação de Elizabeth, que é a sua mais querida amiga.

Quando conhece Radley, Bernadette percebe imediatamente que encontrou um homem à sua altura. Não fosse a irritante capacidade do milionário para ver aquilo que mais ninguém consegue e talvez ele pudesse ser o homem dos seus sonhos. Ela não é a única com algo a esconder... Mas é certamente quem tem mais a perder.

Versão moderna do romance icónico E Tudo o Vento Levou, este livro coloca uma questão pertinente às mulheres de hoje: será que podemos ser totalmente independentes e ao mesmo tempo acreditar na força do Destino?

domingo, 26 de março de 2017

Passatempo: «A Tentação de D. Fernando», de Jorge Sousa Correia

https://www.facebook.com/silenciosquefalam/photos/a.187362988008873.45353.178784915533347/1310492422362585/?type=3&theater
A Tentação de D. Fernando, o mais recente romance histórico do escritor Jorge Sousa Correia, é o prémio que podes ganhar se fores o vencedor deste passatempo, que conta com o apoio da Editora do livro, a Clube do Autor.

As participações são válidas até ao dia 31 deste mês, na página deste blogue no Facebook (AQUI).

sábado, 25 de março de 2017

Alberto João Jardim escreveu livro de memórias contendo mais de 800 páginas

As memórias políticas de Alberto João Jardim preenchem 848 páginas de um livro que chega às livrarias no início do mês de Abril. Relatório de Combate tem o selo da Dom Quixote, uma das editoras do Grupo Leya.
Texto sinóptico
Relatório de Combate resulta do percurso de Alberto João Jardim de quatro décadas de poder. Conta as suas memórias políticas, esclarece aspectos da sua governação, partilha reflexões, e lança pistas para o futuro da Região e do País. No seu estilo directo e franco começa por contar o seu trajecto político, desde a madrugada do 25 de Abril, e conduz-nos por entre os corredores do poder até à actualidade.

Percorre todas as fases por que o regime português passou - o PREC, os primeiros Governos constitucionais, a estabilização do Regime, a entrada para a Comunidade Europeia e enfim a maturidade democrática. E partilha connosco o que esta cronologia de acontecimentos significou para a luta pela Autonomia da Madeira, bem como definiu a sua acção política.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Os títulos mais recentes da EuroimpalaBooks

Um livro de receitas da família Aveiro será publicado no dia 5 de Abril. As Receitas da Minha Querida Mãe, de Katia Aveiro e Dolores Aveiro, terá uma primeira sessão de apresentação em Lisboa, no dia 8, pelas 17 horas, na FNAC Colombo. No Funchal, o lançamento do livro está marcado para o dia 22, às 16h, na Fnac Madeira Shopping (neste evento está presente apenas Katia Aveiro).

Texto de apresentação
Uma obra onde são reveladas as preferências gastronómicas destas madeirenses muito acarinhadas pelos seguidores.
Em forma de "passagem" de testemunho, Dolores Aveiro passa para a sua filha Katia, os segredos de todos os sabores que a acompanharam na infância.
Para este livro em especial, mãe e filha reuniram-se numa produção própria, da qual foram registados vídeos.
Uma das receitas: Pudim de Maracujá
As receitas preferidas de alguns elementos da família, podem também ser vistas em vídeo acedendo aos Qrcodes impressos neste livro.


Outras publicações recentes com o selo da EuroImpalaBooks:


DEIXEI DE COMER CARNE. E AGORA?
Tomou a decisão de deixar de comer carne e depois olhar para os produtos denominados, denominados vegetarianos, fica sem saber o que fazer? è mais fácil do que imagina!
Evite o choque do "eu estou farto de fazer a mesma coisa"; comece por deixar o peixe aos poucos e depois, é mais fácil seguir um regime alimentar mais saudável. As receitas incluídas neste livro, são inidicadas para ovolactovegetarianos e para todas as pessoas que desejam tornar as suas ementas mais variadas e saudáveis. Ser vegetariano, é uma opção de vida!


RECEITAS RICAS EM FIBRA
Sabe certamente que os alimentos ricos em fibra devem fazer parte da nossa alimentação.
Para incluí-la, basta que os legumes, a fruta, os grãos integrais e as leguminosas, como o grão, feijão ou lentilhas, façam parte das ementas diárias.
Nas 96 páginas deste livro, encontra a possibilidade de poder cozinhar todas as suas refeições, doces e pães, enriquecendo-as com a "fibra que lhe falta".


PANQUECAS, CREPES E WAFFLES
Mais do que receitas, neste livro vai encontrar, verdadeiras obras para saborear.
Às waffles atrevemo-nos atum e outros ingredientes. Aos crepes, demos-lhes cor, recheios novos e depois de enrolados, criámos verdadeiras delícias. Quanto às panquecas deixamos que descubra, no interior deste livro, o que pode fazer com esta massa alta e fofa. Salgado ou doce? A escolha é sua!

quinta-feira, 23 de março de 2017

Livros de psicólogas abordam a temática das dependências online nos mais jovens


#GeraçãoCordão
A geração que não desliga!
de Ivone Patrão

Texto de apresentação
Todos estamos ligados! É saudável? Como gerir o estado online dos nossos jovens? Que modelos somos?
Um livro para pais, professores e todos os que procuram respostas para um uso saudável da Internet!
Um livro que incide sobre a nossa ligação à internet, as dificuldades para gerir regras no uso da tecnologia (que é um dos maiores desafios da educação atual, quer pelas famílias quer pelas escolas) e o que fazer para se conseguir um consumo saudável da mesma.
As crianças e jovens são a nova Geração Cordão: uma geração ligada por um cordão invisível, porque já há wi-fi, mas que faz perdurar a necessidade de estar conectado, de não se estar sozinho. Coloca-se então a questão: a tecnologia passou a controlar as nossas vidas ou somos nós que controlamos o uso da tecnologia?
A resposta a esta problemática está neste novo livro que propõe um conjunto de boas-práticas para se conseguir dedicar apenas o tempo necessário, perceber os perigos e evitar as dependências.

Da mesma co-autora dos livros Dependências Online (Pactor, 2016) e O Amor Dentro do Meu Peito (Planeta, 2012).

iAgora?
Liberte os seus filhos da dependência dos ecrãs
de Rosário Carmona e Costa

Texto de apresentação
Uma leitura fundamental para as famílias do século XXI. O que é normal e o que é excessivo na relação dos nossos filhos com as novas tecnologias? Essas formas de comunicação podem ser uma ferramenta de educação poderosa e altamente válida... Desde que ninguém se deixe dominar por elas. A começar pelos pais. Estas perguntas são para si: - Deve ou não deve ser amigo do seu filho no Facebook? - Sabia que o vídeo na hora da sopa pode vir a tornar-se o seu pior inimigo? - Imagina o que pode estar a acontecer quando um professor lhe diz que o seu filho tem sono nas aulas? - Quando é que deve ligar ecrãs nas viagens de carro? - Por que é que é tão errado encostar telefones a copos de água diante dos miúdos nos restaurantes? - Será mesmo uma boa ideia conceder mais meia hora de computador como prémio de bom comportamento? - Qual a grande diferença entre ser alvo de troça na escola, com umas «bocas» e encontrões, ou ser vítima de cyberbullying? - Já alguma vez parou para pensar no conceito de «aplicações didáticas»? - Então e a televisão: se virmos todos em família não faz mal, não é? - Acredita no seu filho adolescente quando ele diz que está acompanhado porque está a jogar online?
(...) Um livro de leitura fácil em que a psicóloga Rosário Carmona e Costa, estudiosa desta temática há vários anos, fornece respostas simples e diretas para um problema tão complexo e tão atual.

«O Eterno Marido», de Fiódor Dostoiévski

Editora: Presença
Data de publicação (4.ª edição): Junho 2016
N.º de páginas: 168
O ponto de partida da presente narrativa que Dostoiévski viu publicada em 1870, ambientada em São Petersburgo, é o reencontro entre dois amigos, volvidos quase dez anos. Em O Eterno Marido, Dostoiévski explora a fundo as consequências trágicas que uma traição pode deixar perpetuadas.
Veltchanínov tem perto de quarenta anos, e até há pouco tempo era um homem alegre, de bem com a vida. Assim que a hipocondria começou a fazer parte do seu quotidiano, ele torna-se uma pessoa ociosa, triste e misantrópica (abandona os amigos e conhecidos). Embora não sinta orgulho da sua solidão, depende dela, em boa percentagem porque esta concede o tempo suficiente para ele lutar com os demónios que lhe atormentam e pesam a consciência. É durante as intermináveis noites brancas que Veltchanínov tem sonhos febris e deambula entre dois mundos; um deles submerso há nove anos.
Com a chegada de Pávlovitch, um antigo amigo e marido de uma sua ex-amante, uma mulher «passional, cruel e sensual», as emoções que despertam neste homem entram definitivamente em choque. Este ex-amigo, um homem alcoólatra e instável psicologicamente, acaba de ficar viúvo e com uma filha de oito anos por continuar a criar; uma filha com muita debilidade física, que sabe que não é sua. Para Veltchanínov, Lisa, a sua filha, será agora a sua finalidade de vida, o que faltava para a sua tristeza cessar, para dar paz à sua consciência pesada. Mas algo trágico acontece. E a desgraça satura-lhe de novo a alma de dor.
Este é um romance curto mas povoado por personagens psicologicamente densas envoltas numa trama onde os diálogos são bem construídos e inteligentes. A história começa in medias res, uma técnica literária que Dostoiévski é mestre em tecer, criando pouco a pouco suspense no leitor, assim que os detalhes sobre o passado adúltero do protagonista são revelados.
Ciúme, humilhação, raiva, vingança, arrependimento, auto-punição, abnegação, de tudo isto fala O Eterno Marido, que é tido como um dos trabalhos mais refinados do autor russo, que a tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra soube tão bem captar.
Tirando uma contradição na história, sobre o sentimento que o protagonista nutria pela amante, apresentada em duas partes do livro («(…) uma rapariga [Natália] (…) de quem nem sequer gostara, a ponto de se envergonhar das suas relações com ela…» (p. 12); «Gostava dessa mulher… e era amante dela… O amor e a relação entre os dois dominavam-no com tanta força que se tornou quase escravo de Natália…» (p. 36)), esta obra revela-se uma leitura muito estimulante.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Uma nova colecção humorística sobre as grandes questões da vida adulta

Eis os três primeiros títulos de uma nova colecção com ilustrações vintage, com humor seco e para adultos. Publicações a cargo da Vogais Editora.
A Ressaca: Um livro indispensável para compreender o mistério de noites perdidas ao acordar com uma ressaca.

As Mamãs: Um livro indispensável para compreender esses seres maravilhosos e complexos que são as mamãs.

Mindfulness: Um livro indispensável para compreender essa arte maravilhosa e insubstancial de não fazer nada que é o mindfulness.

Portugal, o país que é tema de cinco livros recentes

Portugal - A História de uma Nação
de Henry Morse Stephens
Do texto sinóptico
«A nação portuguesa é um produto da sua História: isto dá à História de Portugal um valor eminente». É assim que Henry Morse Stephens, docente da Universidade da Califórnia, começa esta obra notável, que em muito contribui para trazer ao conhecimento comum diversos acontecimentos até agora desconhecidos da História de Portugal. Abrange a instauração da nacionalidade, a consolidação do território e da independência, atravessa o período heroico dos Descobrimentos e a criação de um império global, as navegações em África, na Índia, no Próximo Oriente e no Brasil, e culmina no período de declínio, que começa na fatídica batalha de Alcácer Quibir e se prolonga mais ou menos até aos nossos dias, iluminado aqui e ali com alguns lampejos de uma glória fugaz.

Na primeira fase, aliou-se uma força combatente a uma sabedoria administrativa e um tato de governo que granjearam o respeito de toda a Europa. Na segunda, a dos Descobrimentos, a visão estratégica dos principais dirigentes do reino e o insuperável heroísmo dos navegadores trouxeram glória e poder à alma lusa. Finalmente, com a perda da independência e as respetivas consequências, Portugal entra na fase mais negra da sua História. Este é um livro essencial para entender o contexto e os acontecimentos que conferiram ao reino uma individualidade e uma existência nacionais de que justamente se orgulha e para vislumbrar como conseguiu um país tão pequeno erguer o primeiro império global da História.

História da Origem e Estabelecimento da 
Inquisição em Portugal - Tomo II
de Alexandre Herculano
Do texto sinóptico
Uma importante análise que trata do aparecimento do sistema inquisitorial, na Europa e entre nós, acompanha a situação dos judeus em Portugal e observa as relações que se estabelecem entre a Inquisição e o poder político, especialmente durante os séculos XV e XVI, nomeadamente durante o reinado de D. João III.

Escravos em Portugal
Das origens ao século XIX
de Arlindo M. Caldeira
Do texto sinóptico
Uma obra inovadora sobre um tema que continua ainda muito ignorado no nosso país e que temos obrigação de conhecer. Esta não é uma história da escravatura em Portugal, mas sim uma história dos escravos, uma obra única que nos fala da história de Lourenço, João, Florinda, Grácia, João de Sá e de muitos outros milhares de escravos, protagonistas involuntários de um regime social injusto, excluídos entre os excluídos, e que viveram em Portugal. Calcula-se que só nos séculos XV a XVIII, o período de maior concentração de mão-de-obra não-livre, tenha havido, no continente e ilhas, um milhão de pessoas sujeitas a cativeiro.

Os Estrangeiros que Mandaram em Portugal
de Sara Capelo
Do texto sinóptico
A História de Portugal está marcada por inúmeras investidas de estrangeiros. Ao longo dos séculos, o nosso país sofreu com os excessos, decisões e polémicas que lançaram sobre nós. Mas nunca desistimos de recuperar a nossa independência.

Quando Portugal Ardeu
Histórias e segredos da violência política no pós-25 de Abril
de Miguel Carvalho
Do texto sinóptico
Quem foram as primeiras vítimas mortais da democracia? Por que razão foram assassinados Padre Max, Rosinda Teixeira e Joaquim Ferreira Torres? Quem protegia e que segredos escondia a rede bombista de extrema-direita? Como enfrentou o cônsul dos EUA no Porto o PREC? O que relatam os diários do norueguês baleado no Verão Quente de 1975? Como é que a Igreja mobilizou e abençoou a luta contra o comunismo? O que sabia a PJ sobre o terrorismo político e tudo o que nunca chegou a julgamento? Com recurso a centenas de documentos, entrevistas e testemunhos inéditos, esta investigação jornalística traz à luz do dia histórias secretas ou esquecidas do pós-25 de Abril.

O primeiro romance de Paula Lobato de Faria

Imaculada, nas livrarias a partir de 6 de Abril, é o romance de estreia de Paula Lobato de Faria e a grande aposta da editora Clube do Autor no segundo trimestre deste ano. A autora é doutorada em Direito e professora da Universidade Nova de Lisboa.

Imaculada é o seu primeiro livro de ficção - Paula Lobato de Fariatem várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos -, e tem como pano de fundo o Portugal profundo dos anos 50. A história é inspirada em acontecimentos reais.

Novo 'thriller' de cortar a respiração, do norueguês Jo Nesbø

O Filho, romance policial publicado originalmente em 2014 na Noruega por Jo Nesbø, com tradução para português a cargo de Maria Georgina Segurado, é uma das novidades da Dom Quixote para este mês.

Eis dois elogios da imprensa internacional sobre esta obra, que também está disponível em formato eBook (aqui):
«Precipita-se como um comboio expresso para o último ato de uma ópera singular, espalhando pelo palco cadáveres e reputações bem construídas. Muito bom.»
The Independent

«Mais um enredo fascinante (...) Nesbø merece ser coroado rei dos escritores de policiais.»
Sunday Express
Texto sinóptico
Antes de ser condenado, Sonny era um adolescente exemplar, campeão de luta livre, e tinha um futuro brilhante pela frente. Até saber que o pai, o seu ídolo, era afinal um polícia corrupto que preferiu o suicídio a ser exposto. Agora, Sonny é um prisioneiro modelo. Metade da sua vida foi passada como recluso, cumprindo penas por crimes que não cometeu. Como compensação, nunca lhe falta heroína. É o centro de um núcleo de corrupção: guardas prisionais, polícias, advogados, e até um capelão desesperado, todos empenhados em mantê-lo drogado na prisão.

Mas quando Sonny descobre a chocante verdade por detrás do suicídio do pai, planeia uma engenhosa fuga e começa a perseguir os responsáveis. Contudo, ao mesmo tempo que faz justiça pelas próprias mãos, é também perseguido por criminosos e pelas forças da lei. Com destaque para Simon, um inspetor prestes a reformar-se, e antigo amigo do pai.
A questão é quem conseguirá chegar a ele primeiro, e o que fará Sonny quando se sentir encurralado?

Mais uma narrativa, fora da série Harry Hole, em que Nesbø prova, uma vez mais, ser exímio em criar personagens marcantes e merecer a distinção de mestre do suspense.


Outros trillers do escritor já publicados pelas Edições Dom Quixote:
O Morcego
O Fantasma
O Boneco de Neve
Baratas
O Leopardo
O Redentor
A Estrela do Diabo
Vingança a Sangue Frio
O Pássaro de Peito Vermelho
Caçadores de Cabeças

Outras novidades:

terça-feira, 21 de março de 2017

«A Serpente do Essex», o romance que marca o regresso da Minotauro à edição

Realiza-se na próxima quinta-feira, pelas 18h30, a apresentação d’A Serpente do Essex, da autora britânica Sarah Perry, livro que bateu o Harry Potter na conquista do Melhor Livro do Ano 2016 pela Waterstones. Estra obra da chancela do Grupo Almedina Minotauro, também foi laureada com o Prémio Primeiro Livro, atribuído pelo Guardian.

A apresentação da primeira obra deste regresso da chancela do Grupo Almedina tem lugar na Livraria Almedina do Saldanha. A Serpente do Essex é a primeira grande aposta do Grupo Almedina para o ano de 2017.
Texto sinóptico
Londres, 1893. Quando o marido de Cora Seaborne morre, a viúva inicia uma nova vida marcada ao mesmo tempo por alívio e tristeza.
Não teve um casamento feliz e ela própria nunca se adequou ao papel de mulher da sociedade. Acompanhada pelo filho, Francis - um rapaz curioso e obsessivo -, troca a cidade pelo campo de Essex, onde espera que o ar fresco e os grandes espaços lhe proporcionem o refúgio de que necessita.
Quando se instalam em Colchester, chegam-lhe aos ouvidos rumores de que a Serpente do Essex, conhecida por em tempos ter percorrido os pântanos na sua avidez de colher vidas humanas, regressou à aldeia de Aldwinter. Cora, naturalista amadora sem interesse por superstições ou questões religiosas, fica empolgada com a ideia de que aquilo que as pessoas da região tomam por uma criatura sobrenatural possa, na realidade, ser uma espécie ainda por descobrir. Quando decide iniciar a sua investigação é apresentada ao vigário de Aldwinter, William Ransome. Tal como Cora, Will sente uma desconfiança profunda em relação aos boatos, que considera um fenómeno de terror de caráter moral e um desvio da verdadeira fé. Enquanto Will procura tranquilizar os paroquianos, inicia-se entre ele e Cora uma relação intensa; apesar de os dois não concordarem a respeito de nada, são atraídos e afastados um do outro inexoravelmente, a ponto de isso modificar a vida de ambos de formas inesperadas.
Escrito com uma delicadeza e uma inteligência cheias de requinte, este romance é sobretudo uma celebração do amor e das muitas formas que ele pode assumir.