domingo, 28 de abril de 2013

«Metamorfose à Beira do Céu», de Mathias Malzieu

Editora: Bertrand
Ano de Publicação: 2012
Nº de Páginas: 128
O escritor e também músico francês Mathias Malzieu, depois de arrecadar excelentes críticas do seu livro A Mecânica do Coração (Contraponto, 2009) apresenta-nos uma nova obra fruto da sua criativa imaginação: Metamorfose à Beira do Céu
(Con)fundindo deliberadamente ficção e realidade o autor dá-nos a conhecer a história de Tom Cloudman, um jovem acrobata que sonha voar. Para tal, e tirando as várias quedas e hematomas sofridos ao longo da sua vida, Tom terá que sofrer transfigurações, se metamorfoseando por dentro, por fora, tudo em prol do seu objectivo: chegar ao topo do céu. Como na vida nada é fácil, uma doença terminal é-lhe diagnosticada, mas o jovem atribui um outro sentido, positivo, a essa «barreira» no seu caminho. Já no hospital Tom conhece uma mulher-pássaro «obcecada pela maternidade», que tal como ele divide-se entre dois planos, o da realidade e o da utopia. Essa «mulher-cegonha» propõe-lhe um trato: «De se transformar em pássaro, de corpo e alma. De abandonar a vida humana por uma nova aventura» (p. 55).
Será que o acrobata aceitará essa proposta, de se transformará em ave, para finalmente poder voar? A viagem que Tom enveredará será a de ida ou a de regresso?
Metamorfose à Beira do Céu leva o leitor a perder-se no mundo da utopia e a deixar-se invadir por esse universo de magia, onde tudo é possível, se acreditarmos. Tal como ao protagonista do livro, o escritor francês tria as nossas emoções, deixando apenas as que são (e)ternas.
Um livro com poucas páginas mas com muito conteúdo.

6 comentários:

Angelina Violante disse...

Eu li este livro, e também li o anterior, "Mecânica do Coração", mas confesso que de início fico toda entusiasmada com a história, mas com o desenrolar da narrativa parece que se perde algo, e quando chega o fim, fico sempre como se costuma dizer a "nadar em seco".
Cá para mim não chego a compreender bem onde o autor quer chegar.

redonda disse...

Gostei muito de A Mecânica do Coração.

Rosa Brava disse...

Tenho o livro mas ainda não o li, por falta de tempo.
Mas está no topo da minha vasta coluna de livros, aqui ao lado da secretária, que esperam leitura.

kassie disse...

Deste autor li A Mecânica do Coração, livro de que gostei muito - pequeno, simples mas com uma metáfora poderosa. Estou curiosa em ler este novo livro.

Paula disse...

Olá.

Não consigo encontrar esse livro em lugar nenhum. Tem link de livraria ou pdf em pt-br, por favor?

Obrigada

Miguel Pestana disse...

» http://www.bertrand.pt/ficha/metamorfose-a-beira-do-ceu?id=14608330