Depois do romance O Fotógrafo da Madeira, publicado em 2012 pela Oficina do Livro, Os Azares de Valdemar Sorte Grande (menção de honra no Prémio Literário João Gaspar
Simões, 2012) é o mais recente livro de António Breda Carvalho. Quem o publica é a Chiado Editora.
de António Breda Carvalho
Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 258
Data de publicação: Julho de 2014
Género: Ficção
Editora: Chiado
Sinopse
Esse mês de Dezembro vinha sendo marcado por temporais constantes. Os barcos não saíam da barra, o peixe não chegava à canastra e a fome começava a gemer nos pratos vazios em muitos lares. Rodolfo e Eugénio, enfiados nas farpelas de saragoça curtida e nas carapuças negras a tombarem sobre uma orelha, eram quatro braços a enferrujar em casa. Os meus pescadores desesperavam por serem dois mastros ao alto, à espera de uma aberta para se aventurarem no mar. Enquanto isso não acontecia, iam matando o tempo nas tabernas. Regressavam a casa, ao anoitecer, pesados de zurrapa e com a bolsa leve. Eles sentiam-se inúteis e com uma grande vergonha que calavam nas palavras. O meu pai sonhava com o mar manso sempre que a chuva fraquejava e o vento emudecia. Porém, cada dia do mês era igual ao anterior, no estado atmosférico e nos copos de vinho na taberna. Os pescadores já tinham dentro de si o mar enraivecido e já eram sal que os ia corroendo na podridão dos dias. E a maior fatalidade que pode atingir um pescador é ser náufrago em terra.
O autor
António Breda Carvalho nasceu em 1960, na Mealhada, onde reside. É professor do ensino básico, com mestrado em Estudos Portugueses. Estreou-se na literatura com o livro de contos In Vino Veritas, 1989.
Principais contos premiados: A Ver Navios (Prémio
Joaquim Namorado, 1991, ex-aequo); No Silêncio da Casa (Prémio Literário
Horácio Bento de Gouveia, 1994); A Mala Verde (Prémio Idalécio Cação,
2012).
www.antoniobredacarvalho.blogspot.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário