segunda-feira, 13 de abril de 2015

Livros com bases científicas que alertam para não subestimar-mos o bom funcionamento dos intestinos


A Vida Secreta dos Intestinos
de Giulia Enders 

Sinopse
Quando Giulia Enders tinha 17 anos, apareceu-lhe uma pequena ferida numa perna que teimava em sarar. Foi ao médico. Três semanas mais tarde, tinha mais feridas, que alastravam aos braços e às costas.

E nem sequer a cortisona resultava. Por sorte, leu um artigo sobre um caso parecido e decidiu investigar. Começou a achar que não tinha um problema de pele, mas sim de intestinos. Cortou o leite e o glúten e mudou a sua dieta. Curou-se e decidiu estudar Medicina. Formou-se em Gastroenterologia, numa altura em que a comunidade médica começava finalmente a prestar atenção ao mais subestimado órgão do corpo humano: os intestinos. Dedicou-se ao tema. Expôs as suas investigações numa apresentação que venceu as Science Slam de Friburgo, Berlim e Karlsruhe, e que se tornaria viral no Youtube.
Neste livro (Editora Lua de Papel, Abril 2015), a autora explica-nos detalhadamente como funcionam os intestinos, desde que damos uma dentada num pastel de nata até ao momento em que o ciclo se completa. Ficamos a saber dados fascinantes (os intestinos têm um cérebro próprio) e o que precisamos de fazer para regular o trânsito intestinal. Do bom funcionamento dos intestinos depende grande parte da nossa saúde: das articulações à pele, até ao peso certo. E para que funcionem bem temos de saber (por exemplo) a diferença entre probióticos e prebióticos, como regular a flora intestinal, os cuidados a ter com a higiene e até a maneira correta de fazer aquilo que ninguém mais pode fazer por nós.

A autora
Giulia Enders (nascida em 1990) formou-se em Gastroenterologia na Universidade Goethe, a mais prestigiada da Alemanha, onde atualmente está a concluir o doutoramento.
Distinguida com a bolsa Wilhelm-und-Else-Heraeus-Stiftung por duas vezes, a autora conseguiu em 2012 o primeiro prémio nas “Science Slam” de Friburgo, Berlim e Karlsruhe com a palestra Darm mit Charme, onde já expunha muitos dos conhecimentos científicos explorados neste livro. A conferência viria a tornar-se viral na Internet, com mais de 500 mil visualizações.
O seu primeiro livro, agora publicado em Portugal, viria a ter ainda mais sucesso – só na Alemanha vendeu mais de 1,3 milhões de exemplares, e está a ser traduzido em 24 países.




O Segundo Cérebro
de Miguel Ángel Almodóvar

Sinopse
Já imaginou, alguma vez, a importância que o aparelho digestivo tem para o seu bem-estar físico e mental? Miguel Ángel Almodóvar revela os segredos escondidos de alguns dos órgãos mais negligenciados do nosso corpo!

Estima-se que os problemas da flora intestinal afetam atualmente entre 80% a 90% da população. Isto deve-se a alterações que ocorrem ao nível do intestino, devido a uma dieta e a um estilo de vida inadequados, e que conduz a um desequilíbrio conhecido como disbiose.

Este desequilíbrio pode contribuir para o desenvolvimento ou o agravamento de numerosas patologias, como obesidade, diabetes, asma, alergias, vários tipos de cancro e uma longa lista de alterações psicológicas — no fundo, com quase tudo o que nos impede de desfrutar de qualidade de vida.

O aparelho digestivo tem um «segundo cérebro»!

A partir de casos clínicos e diversos exemplos práticos, Miguel Ángel Almodóvar revela que no aparelho digestivo (esófago, estômago, intestino delgado e cólon) existe um sistema nervoso autónomo, um «segundo cérebro» formado por milhões de neurónios que estão em constante comunicação com o cérebro. A sua importância é extraordinária , sobretudo devido à influência direta que as bactérias intestinais têm na química do cérebro e, por conseguinte, no nosso comportamento e saúde.

O Segundo Cérebro (Editora Vogais, Abril 2015) expõe as mais recentes descobertas científicas sobre a importância, até recentemente desconhecida nestas proporções, do estômago e da flora intestinal na nossa saúde.
Este livro revolucionário proporciona ao leitor uma clara explicação destas descobertas, incluindo ainda dicas e conselhos alimentares que permitirão reforçar o equilíbrio gastrointestinal, melhorando a saúde e o bem-estar.​

A relação entre o intestino e o sistema nervoso l O microbioma e o sistema imunitário l O intestino e os problemas mentais e emocionais l O segundo cérebro l O desequilíbrio do microbioma: a disbacteriose l Dietas desequilibradas l O uso excessivo de antibióticos l O stress como fator desencadeador da disbacteriose l A hipótese do excesso de higiene l Tratamentos da disbacteriose l Probióticos, prebióticos e simbióticos l O Projeto Genoma Humano l A Medicina Psicossomática l A Medicina Integrativa l Alimentos que devemos controlar e, inclusivament e alimentos que devemos potenciar e descobrir l A dieta GAPS, alternativa nutricional para os distúrbios psicológicos l Menus da dieta GAPS l O juicing ou a arte de fazer sumos saudáveis e curativos l 7 menus ricos em prebióticos e probióticos

O autor
Miguel Ángel Almodóvar nasceu em Madrid, a 9 de setembro de 1950. Jornalista, investigador e divulgador especializado em nutrição e gastronomia, é licenciado em Ciências Políticas e Sociologia, com especialidade em Demografia e Ecologia Humana. Durante duas décadas foi um dos rostos mais populares da televisão espanhola, colaborando e dirigindo programas em diferentes canais. Atualmente, colabora em diversos meios de comunicação e é membro da Unidade de Investigação em Cultura Científica do Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas, em Madrid.
​ ​
É autor de mais de duas dezenas de livros de diferentes temáticas, com destaque para as áreas alimentar e nutricional.


Outro livro de interesse: A Enzima Prodigiosa 2, de Hiromi Shinya, do qual os seguintes excertos são retirados: «(...) as pessoas que parecem mais velhas (...) têm más características intestinais.» (p. 22); «(...) quando sofremos de prisão de ventre desenvolvemos problemas de pele.» (p. 23); «(...) os intestinos são o centro de comando do sistema imunitário de todo o corpo. O intestino (...) não é controlado pelo cérebro.» (p. 29); «(...) uma saúde intestinal deficiente conduzirá a um estado de saúde geral deficiente.» (p. 30); «O estômago e os intestinos são responsáveis pela nossa saúde e pela nossa juventude. Quanto melhores e mais saudáveis estiverem o nosso estômago e os nossos intestinos, mais enzimas prodigiosas se produzirão.» (p. 84)

Sem comentários: