segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Dois romances acabam de chegar de Espanha


Depois de duas décadas dedicadas à vida académica, María Dueñas (n. 1964) irrompeu pelo mundo literário em 2009, com O tempo entre costuras, o romance que se tornou um fenómeno editorial. Os seus romances posteriores, continuaram a cativar os leitores e a crítica. Traduzida em mais de 35 línguas, a autora é uma das escritoras de língua espanhola mais estimadas no mundo. Se um dia voltarmos é o seu sexto romance, com o selo Porto Editora.

Sinopse
Orán, Argélia francesa, finais da década de 1920.
Ana Cecilia Belmonte, uma jovem espanhola de apenas 17 anos, foge de casa após um episódio traumático. Sem documentos nem destino, atravessa o mar Mediterrâneo e refugia-se numa terra estranha.
Num ambiente hostil, onde imperam a desigualdade, o colonialismo e a opressão, Cecilia encontra trabalho nas fábricas de tabaco, nos campos e nos bairros mais esquecidos de Orán. A cada passo, enfrenta humilhações, perigos e perdas. Mas é também aí, na margem da sociedade, que descobrirá alianças inesperadas, redes de apoio e de solidariedade feminina, vínculos e paixões que, aliados à sua coragem e resiliência, acabarão por conduzi-la por um caminho repleto de reviravoltas, conquistas e desafios.
A Guerra Civil Espanhola, o avanço nazi no Norte de África e o conflito pela independência da Argélia marcam o contexto desta poderosa história de resistência, que é também uma reflexão sobre identidade, pertença e os laços que nos unem à terra de onde partimos – mesmo quando já não é possível voltarmos. 



Mayte Esteban (n. 1970) nasceu no México e reside há mais de duas décadas numa aldeia de Segóvia, em Espanha. A sua entrada no mundo literário deu-se em 2014 com o livro Detrás del cristal. Ambientada entre o fim de uma época e os conturbados anos que marcam o princípio do século XX, A colina da amendoeira, o seu primeiro romance romântico com contexto histórico, é uma história de vinganças, sobrevivência, amor e guerra. A edição portuguesa é da HarperCollins.

Sinopse
O mundo e a vida de Mary Ellen desmoronam-se quando o pai, o conde de Barton, entra no seu quarto. Decidiu casá-la com um comerciante rico, sem qualquer traço de nobreza, radicado em Boston. Mary não consegue acreditar que o pai renuncie a que o seu noivo seja aristocrata, mas sabe que de nada lhe servirá protestar. Foi educada para aceitar que todas as decisões da sua vida são tomadas pelo homem da família.
Após um casamento precipitado, vê-se obrigada a mudar-se para Londres, abandonando Almond Hill. Pouco depois de chegar à cidade, Mary descobrirá os segredos que se escondem por trás do seu estranho casamento. E também que o coração não pode ser travado por um contrato.

Sem comentários: