segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conselhos utéis para tratar vários tipos de problemas podem ser encontrados no livro de Fernanda Botelho «As Plantas e a Saúde - Guia Prático de Remédios Caseiros»


As Plantas e a Saúde
Guia prático de remédios caseiros
 
 
Edição/reimpressão:
Páginas: 142
Editor: Dinalivro
ISBN: 9789725766255

 
As Plantas e a Saúde - Guia Prático de Remédios Caseiros contém uma série de conselhos úteis para tratar vários tipos de problemas, nomeadamente, dores de dentes, hemorragias, nevralgias, náuseas, indigestões, quebras de tensão, aftas, dores de garganta, constipações, enxaquecas, etc. Existem muitos sintomas que podem ser aliviados ou até mesmo curados de modo bastante simples, através da utilização apropriada de plantas que crescem à nossa volta, nos bosques vizinhos, ou que podemos simplesmente cultivar em quintais, hortas, can-teiros ou varandas. O objetivo deste pequeno livro é dar a conhecer algumas dessas utilizações, quer para uso interno sob a forma de chás, tisanas ou decocções, quer para uso externo em compressas, pomadas, lavagens e inalações. 
Fernanda Botelho nasceu na Tojeira, concelho de Sintra, em 1959. Com 17 anos, viajou para Londres, onde iniciou e con-cluiu a formação como educadora no método Montessori. Na capital inglesa, estudou ainda pedagogia Waldorf e fotografia, tendo realizado vários cursos sobre plantas medicinais. Mem-bro da Herb Society UK desde 1997, regressou a Portugal aos 37 anos e desenvolveu numerosos projetos de educação am-biental junto de associações culturais, de câmaras municipais e de escolas. É neste âmbito que se insere a sua participação no programa Eco-Escolas. Colaboradora de sítios virtuais e de re-vistas, bem como autora do blogue Malva Silvestre, estudou literatura infantil com António Torrado e Margarida Fonseca Santos. No seu jardim, parti-lha os dias com plantas medicinais espontâneas e cultivadas, um enorme sabugueiro, uma velha figueira, muitos pássaros e alguns gatos.  
 
Pela Dinalivro Fernanda Botelho tem publicadas as obras: Salada de Flores, Sementes à Solta (ambos recomendados pelo PNL - Plano Nacional de Leitura) e agora este As plantas e a Saúde. Um novo livro da autora sairá em Setembro de 2013 intitulado Hortas Aromáticas.
 

2 comentários:

Fernanda Botelho disse...

Muito obrigada Miguel por partilhares o meu livro.
Tb gostei muito do texto e imagem sobre o silêncio no FB, de quem é aquela pintura?

Miguel Pestana disse...

Não tem que agradecer, é com muito gosto que divulguei o seu livro.

Não estou a ver qual é esse texto e imagem que postei na página do blogue no Facebook?, são tantos... :)