terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

A biografia de Humberto Delgado é um dos nove livros que a editora A Esfera dos Livros publicará em breve

À venda a partir de 13-02-2015:

Humberto Delgado
Biografia do General sem medo
de Frederico Delgado Rosa
Sinopse
Chamaram-lhe terramoto e furacão. Uns apelidaram-no de general-dinamite, outros de cowboy e de general Coca-Cola. Ele próprio se retratou como um «Tufão sobre Portugal», mas foi outro o epíteto que ficou para a posteridade e no coração do Povo: Humberto Delgado, o General Sem Medo. 
Esta é a primeira biografia do homem que desafiou Salazar ao proferir a célebre frase: «Obviamente demito-o!». Candidato à Presidência da República em 1958, Humberto Delgado galvanizou multidões de Norte a Sul, tendo sido vítima de uma das maiores fraudes eleitorais da História. A sua morte às mãos da PIDE, em 13 de Fevereiro de 1965, foi o principal assassínio político da ditadura e marcou indelevelmente a memória colectiva. Mito do Século XX, Humberto Delgado renasce neste livro, que narra passo a passo o romance de aventuras da sua vida, desde a infância no Ribatejo até à cilada de Badajoz. Escrita por Frederico Delgado Rosa, neto de Humberto Delgado, a presente biografia desvenda factos totalmente desconhecidos até hoje, relata pormenores intimistas vedados aos historiadores e faz surpreendentes revelações sobre o assassinato, lançando uma nova luz sobre o «Caso Delgado».
 
Críticas de imprensa
«Uma biografia sem medo!»
Fernando Dacosta

«Um trabalho homérico... Apoderase do leitor.»
Judite de Sousa

«Uma obra de referência. Procura diversas chaves para os diversos enigmas.»
Guilherme d'Oliveira Martins, Jornal de Letras

«Cada capítulo é um romance de aventuras.»
Maria José Oliveira, Público

«Irá decerto provocar ondas de choque.»
João Céu e Silva, Diário de Notícias

«Excelente e exaustiva. Uma notável biografia.»
José Carlos de Vasconcelos, Visão

«Um livro escaldante.» 
Nair Alexandra, Expresso


O Monstro de Monsanto
de Pedro Jardim
Sinopse
Uma rapariga encontrada morta na floresta de Monsanto. Um delicado vestido azul a cobrir o corpo. O cabelo cuidadosamente penteado. Uma máscara de papel branco com um poema de Florbela Espanca sobre o rosto. É este o cenário que Isabel Lage, inspetora da Brigada de Homicídios da Polícia Judiciária, encontra no local do crime. A primeira vítima de um serial killer que não deixa pistas, que habilmente se move pela floresta e que parece conhecer todos os passos da polícia. Isabel está apostada em resolver este mistério e fazer justiça em nome das mulheres que morrem às mãos de um assassino frio e calculista. Mas todas as pistas levam a João, o seu antigo companheiro de patrulha, e com quem partilhou mais do que aventuras profissionais. Pedro Jardim, chefe de polícia com experiência em investigação criminal, traz-nos no seu romance de estreia um thriller empolgante e arrebatador que nos prende até à última página. Pode haver um monstro em qualquer um de nós...
 
 
Um Spa em Sua Casa
Faça os seus produtos de beleza com ingredientes naturais
de Manuela Nunes
Sinopse
Truques e combinações surpreendentes para realçar a sua beleza! - Um simples chá de camomila, que limpa e tonifica o rosto ao final do dia; - Casca de banana para combater o acne; - Um esfoliante de aveia e mel, que deixa a pele sedosa e livre de impurezas; - Clara de ovo e iogurte para que a pele fique mais firme e livre de rugas; - Creme de hortelã-pimenta, ideal para combater a celulite; - Óleo de coco para reparar cabelos estragados; - Máscara de cebola e limão, extremamente eficaz para evitar a caspa. Estas são algumas das receitas que Manuela Nunes nos apresenta neste livro essencial para cuidar da sua beleza. (...)
 
 
Banksters
Uma viagem ao submundo dos banqueiros
de Marc Roche
Sinopse
Por que é tão difícil a reforma do sistema financeiro? É esta a questão central deste livro. O mundo mudou a 15 de setembro de 2008, com o colapso do banco Lehman Brothers. Desde esse momento, os governos, os reguladores, bem como os meios financeiros, repetem como um mantra: «Nunca mais». As autoridades dispõem agora de mecanismos para descobrir e punir os abusos. Pelo menos do exterior. Porque no fundo, muito poucas coisas mudaram. Continuamos a caminhar sobre um vulcão que pode entrar de novo em erupção apesar das medidas para o impedir. (...)

Do autor de O Banco - Como o Goldman Sachs Dirige o Mundo.


À venda a partir de 20-02-2015:

SOS Manipuladores
de Fernando Mesquita e Margarida Vieitez 
Sinopse
«Aquela pessoa tem o "dom" de mudar tudo, de um momento para o outro! A minha disposição, o meu humor, os meus planos, e até o que penso de mim próprio! Na presença daquela pessoa sinto-me cansado, irritado, stressado e com uma vontade inexplicável de fugir. Sinto uma pressão imensa, uma espécie de contrariedade, porque me obriga a fazer o que não quero, e o que quero não faço. Por vezes, faz-me sentir culpado, com uma culpa enorme que não consigo "digerir"! Afinal o que é que se está a passar comigo?» A resposta é simples: provavelmente, tem um manipulador na sua vida. Uma pessoa que no trabalho, numa relação amorosa, familiar ou de amizade não o deixa ser quem é, o subjuga, coloca em causa a sua autoestima e suga a sua energia e prazer de viver. A mediadora familiar Margarida Vieitez e o psicólogo Fernando Mesquita, recorrendo a casos reais e a exercícios práticos, explicam-lhe tudo o que precisa de saber para evitar ou afastar estas pessoas da sua vida: os sinais a que deve estar atento, as estratégias de manipulação geralmente utilizadas e os comportamentos que deve ter para não se deixar «intoxicar».


Viver e Morrer nos Cárceres do Santo Ofício
de Isabel M.R. Mendes Drumond Braga 
Sinopse
Aqueles que eram presos pela Inquisição deixavam para trás família, bens e liberdade. No cárcere, as condições, aparentemente melhores do que as das prisões régias e episcopais, nem por isso deixavam de ser más. Imperava a humidade, a falta de luz, de ventilação e de salubridade. Os detritos acumulavam-se durante vários dias, enquanto ratos, pulgas, piolhos e percevejos circulavam pelas instalações e pelos corpos dos detidos, condicionando a saúde física e mental dos presos. O cárcere era também local de doença e de morte, apesar dos cuidados por parte de médicos, cirurgiões, barbeiros e até de parteiras que assistiam as mulheres cujos partos eram difíceis. Perante este cenário, o stress, as depressões e o desespero eram frequentes e, em alguns casos, chegavam a levar à loucura ou ao suicídio. (...)


As Mulheres e a Guerra Colonial
Mães, filhas, mulheres e namoradas. A retaguarda dos homens na frente de batalha
de Sofia Branco
Sinopse
Rezaram e fizeram promessas por eles. Escreveram-lhes centenas de aerogramas, adiando o amor, às vezes sem volta. Tornaram-se madrinhas de guerra de homens que nem sequer conheciam. Foram com eles para o território desconhecido de África, que amaram ou odiaram, ou resignaram-se a esperar por eles, com filhos nos braços. Voaram para os resgatar do mato, onde chegaram mesmo a morrer por eles, e organizaram-se, com maior ou menor cunho ideológico, para lhes aliviar a saudade, enquanto apoiavam as suas famílias. Arriscaram por eles, protegendo-lhes a retaguarda, contestando a guerra, desertando sem saberem quando voltariam ao seu país, mergulhando na clandestinidade e aderindo à luta armada, sujeitas às sevícias da polícia política e perdendo a juventude nas masmorras da prisão. (...)


À venda a partir de 06-03-2015:

1974
de Filipe Verde 
Sinopse
A 28 de Setembro de 1974, ainda o povo celebrava a liberdade conquistada na revolução de Abril, um golpe militar apoiado por Moscovo, e consentido por Washington, coloca os comunistas no poder em Portugal. A propriedade privada é abolida, uma base militar soviética é construída em Sines e uma nova polícia política prende, tortura e condena ao esquecimento todos os opositores do regime. Ano após ano, cerimónias grandiosas em Lisboa e no Porto celebram com paradas militares e bandeiras vermelhas os sucessivos aniversários da revolução comunista. O País mergulha num longo período de trevas que resistirá à queda do Muro de Berlim e ao colapso da URSS.  (...)


Os Segredos do III Reich
As mais recentes descobertas sobre o lado oculto de Hitler e de grandes figuras do regime nazi
de Guido Knopp 
Sinopse
O III Reich durou apenas doze anos, mas marcou profundamente a História alemã e mundial. Nas últimas décadas muito se tem descoberto sobre este regime que semeou o terror e a morte por toda a Europa. Mas muito estava ainda por desvendar. Guido Knopp, jornalista especializado em História alemã, revela-nos neste livro muitos dos segredos do III Reich desconhecidos até agora. As verdadeiras origens familiares de Hitler, sobre as quais tentou criar um verdadeiro mito; a proveniência do dinheiro que permitiu ao Führer financiar as suas campanhas e sustentar uma vida luxuosa; ou os mistérios sobre as suas mulheres, uma história que começa com a estranha morte da sua sobrinha e termina com o suicídio de Eva Braun.
Mas também outras figuras do regime estavam envoltas em mistério: as lendas que envolvem a história de Erwin Rommel, as mentiras a partir das quais Albert Speer construiu a sua biografia de «bom nazi» ou a vida privada de Himmler, as suas fantasias, os crimes por si cometidos e a sua enigmática morte. Um livro indispensável para compreender melhor o fenómeno do nazismo e a tragédia da Segunda Guerra Mundial. 
 

Sem comentários: