domingo, 11 de junho de 2017

Pela primeira vez em Portugal é reunida toda a produção literária de Anne Frank

A par do seu famoso diário, Anne Frank escreveu contos, fábulas, memórias, ensaios e uma novela que deixaria inacabada, produzindo um conjunto de textos que confirmam o génio extraordinário de uma jovem determinada, dona de um poderoso espírito criativo, que o terror da época em que viveu e a reclusão rigorosa a que se viu forçada nunca conseguiram quebrar.
Em Contos e outros escritos (200 pp. | Ed. Livros do Brasil | nas livrarias a partir de 14 de Junho), onde pela primeira vez em Portugal se apresenta a coletânea completa desta sua produção literária, existe fantasia e rebeldia, risos e comoção, personagens enternecedoras e audazes - e em todas elas a voz vibrante de uma menina com um gigantesco amor à vida.
Fadas e meninas solitárias. Os tempos de escola. O amor do pai. Os sonhos de futuro e o medo da guerra.
Excerto
«Agora que a guerra já terminou há muito tempo, sei porque foi que o meu medo desapareceu debaixo do céu tão vasto. Naquele momento a sós com a natureza compreendi, no fundo sem saber claramente, que o medo não nos ajuda e não nos serve de nada, e que o melhor que qualquer pessoa que tiver medo como eu tive naqueles dias pode fazer é olhar para a natureza e convencer-se de que Deus está muito mais perto de nós do que muita gente supõe.
Deste então, e apesar das muitas bombas que ainda caíram perto de mim, nunca mais senti medo a valer.»

Sem comentários: