A Invenção das Asas
de Sue Monk Kidd
Editora: Chá das Cinco
N.º de págs.: 416
Sinopse
Hetty, uma escrava do início do século XIX, sonha com uma vida para lá das paredes sufocantes da opulenta mansão Grimké. Sarah, a filha dos Grimké, desde cedo que quer fazer algo pelo mundo, mas é sufocada pelos limites rígidos impostos às mulheres.
Tudo tem início quando Sarah faz onze anos e lhe dão Hetty, um ano mais nova, para ser sua aia. Nas décadas seguintes, cada uma à sua maneira, as jovens lutam por liberdade e independência. Moldando o destino uma da outra, vivem uma intensa relação de amizade marcada pela culpa, rebeldia, separação, os caminhos ínvios do amor e também pelo nascimento do movimento abolicionista que mudará as suas vidas para sempre. Será que a religião, a sociedade e a família podem enfrentar os sonhos de duas jovens? Inspirada pela figura histórica de Sarah Grimké, Sue Monk Kidd transcende o registo histórico para nos oferecer um testemunho deslumbrante e poderoso da luta das mulheres e dos escravos em nome da liberdade. A Invenção das Asas é um triunfo da arte de contar histórias, abordando um tema sensível e atual, de uma forma honesta e poética.
Críticas
«Não consigo expressar o quão feliz este livro me deixou e no impacto que teve em mim.»
Oprah Winfrey
«Num mundo assombrado pela escravatura dos tempos modernos, esta é uma
obra profunda e iluminada. É uma história sobre o encontro da nossa voz
para expressar uma dor indescritível.»
Anita Sethi, The Guardian
«Estou grata a Kidd, uma romancista exímia e fabulosa, por ter explorado
assuntos difíceis e ideias complexas e por tê-lo feito com tanta
audácia que nos deixa mais fortes e cheios de esperança.»
Bobbi Dumas, NPR Books
«Este romance destaca-se das restantes estreias literárias graças ao
misto artístico de facto e ficção, como um memorial poderoso sobre
aquilo que a História oficial ignora e negligencia sobre as pessoas que a
mudaram.»
Los Angeles Times
A autora
Sue Monk Kidd nasceu em 1948 e é natural do estado da Geórgia. Formou-se em Enfermagem, exercendo a profissão ainda algum tempo antes de se dedicar à escrita. O seu primeiro romance A Vida Secreta das Abelhas tornou-se num verdadeiro fenómeno literário, vendendo mais de 6 milhões de cópias nos EUA e mantendo-se na lista de bestsellers do The New York Times durante mais de dois anos. Agraciado como Livro do Ano em 2004, foi adaptado a filme. O segundo romance de Kidd, A Ilha das Garças, de 2005, vendeu mais de um milhão de cópias e conquistou o Quill Award For General Fiction. Coescreveu um livro de memórias com a filha Ann Kidd Taylor, Traveling with Pomegranates: A Mother-Daughter Story, tendo sido também autora de outras biografias e livros de memórias, incluindo The Dance of the Dissident Daughter. Tem duas filhas e reside no sudoeste da Florida com o marido, Sandy, e um Labrador Retriever preto.
Sem comentários:
Enviar um comentário