domingo, 28 de junho de 2015

Edição comemorativa dos 150 anos do clássico infantil «Aventuras de Alice no País Das Maravilhas»

Aventuras de Alice no País Das Maravilhas
de Lewis Carroll (texto) e John Tenniel (ilustrações)
Edição em capa dura

Sinopse
Aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra-prima da literatura mundial, escrita para entreter uma menina chamada Alice Liddell, durante um calmo passeio de barco no Tamisa,numa tarde quente de Julho de 1862. A primeira edição data de 1865 e desde então tem sido lida por inúmeras gerações de crianças e adultos.
Este incontornável clássico da literatura juvenil e é agora reeditado numa edição em capa dura comemorativa dos 150 anos da obra, para que leitores de todas as idades possam descobrir (ou reencontrar) esta aventura fantástica e os seus enigmáticos personagens!
A obra conta também com uma cuidada tradução que respeita a intenção do original inglês.


O autor
Lewis Carroll (1832 - 1898), foi um escritor e matemático britânico. Homem de carácter tímido, adota este pseudónimo para as suas obras literárias, o seu verdadeiro nome (Charles Lutwidge Dodgson) utiliza-o para as obras científicas. De formação universitária, é professor de matemática em Oxford e estudioso da lógica matemática.
Escreve diversos relatos de falsa aparência infantil cuja matéria narrativa está, ilusoriamente, próxima do absurdo. Amador entusiasta da fotografia, elabora vários álbuns de retratos de meninas; e para uma delas, Alice Liddell, escreve a sua obra mais famosa, Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865).
Outras obras do mesmo género são Alice Através do Espelho (continuação da anterior, cujo grande êxito compartilha), Sylvie and Bruno (carregada de um sentimentalismo moralizante) e The Hunting of the Snark. Esta última, que parece uma estranha poesia sem sentido, esconde possibilidades de interpretação simbólica que fascinam a crítica moderna.

O ilustrador
John Tenniel (1820 - 1914), ilustrador inglês, nasceu cego de um olho e com uma memória fotográfica prodigiosa, desenhava sem modelos. Colaborou com a revista satírica, para a qual produziu mais de 2000 ilustrações e caricaturas. Ilustrou também vários livros, incluindo uma edição de 1848 das fábulas de Esopo, porém seus trabalhos mais importantes foram sobre Alice no País das Maravilhas.
John Tenniel morreu em 1914.

Sem comentários: