segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Novos títulos sobre parentalidade: «Como Não Estragar Completamente os Filhos» e «20 Regras de Ouro para Educar Filhos e Alunos»

As Edições Asa acabam de editar uma guia para pais que não acreditam em guias para pais. Como Não Estragar Completamente os Filhos é da autoria de James Breakwell, um escritor de comédia e pai de quatro meninas. Segundo ele, «este livro não vos vai ajudar a serem pais perfeitos. Nem sequer pais extremosos. Vai, sim, ajudar-vos a pôr em prática - sem culpas ou constrangimentos - algo essencial à vossa felicidade e ao futuro dos vossos filhos: a parentalidade pela lei do menor esforço.»
Sinopse
Os pais esforçados querem fazer-nos acreditar que quanto mais nos empenharmos, mais bem-sucedido será o nosso filho. Estou aqui para acabar com esse mito.
A verdade é que - tal como os adultos - a maioria das crianças é surpreendentemente banal e não há nada que os pais possam fazer para o evitar… por isso, mais vale divertirmo-nos pelo caminho.
O meu objetivo com este livro é ajudá-lo a transformar o seu filho num adulto funcional, mas com um esforço consideravelmente menor que o dos superpais.
E, se tudo correr bem, o seu filho não se dará melhor ou pior do que o deles na vida, mas a si sobra-lhe algo precioso: tempo!
Em Como Não Estragar Completamente os Filhos, o especialista em parentalidade amadora James Breakwell explica como pôr eficazmente as preocupações de lado e aceitar o destino catastroficamente mediano do seu filho. Para lá chegar, vai ter de levar a melhor sobre o seu filho, sobre os outros pais, e até sobre si próprio - em suma, sobre todos aqueles que o incentivam a fazer mais do que o necessário.

De Augusto Cury, um dos mais respeitados psiquiatras brasileiros, a Pergaminho publicará no início de Março 20 Regras de Ouro para Educar Filhos e Alunos, um guia prático que sintetiza a vasta experiência do autor e a coloca à disposição de pais e professores.
Sinopse
Estas são apenas algumas das regras de ouro de gestão da emoção que Augusto Cury oferece neste livro: Compreender o eu maduro e o imaturo; Colocar limites inteligentes; Pacificar a mente dos filhos e alunos; Nunca levantar a voz; Jamais criticar excessivamente; Prevenir a intoxicação digital; Ter alergia a ser entediante e chato; Dialogar com inteligência.
Cada regra é explicada através de exemplos práticos e é acompanhada de dicas úteis para a sua implementação.
Outro livro que pode interessar: A Educação Hoje - Princípios educativos para crianças e jovens.

Sem comentários: