Pergaminho publica «Dizer Sim à Vida Apesar de Tudo», de psiquiatra que sobreviveu ao Holocausto
Sinopse
Em 1946, Viktor Frankl fez três conferências numa escola operária em Viena. Tinham-se passado poucos meses da sua libertação do campo de concentração de Turkheim. Nestas conferências, mais tarde publicadas com o título Dizer Sim à Vida Apesar de Tudo (um verso do poema «a Canção» de Buchenwald, aqui traduzido por João Barrento e com uma nota explicativa do tradutor), aborda a busca de sentido perante a destruição em massa e tenta responder à questão: haverá sentido depois de Auschwitz? Estas conferências levantam reflexões que vieram a dar origem ao seu método terapêutico - a Logoterapia - e permanecem de uma atualidade premente para o leitor dos nossos dias.
Excertos
«Fiquei completamente só. Quem nunca sofreu a mesma sorte não poderá compreender-me. Sinto-me indescritivelmente cansado, indescritivelmente triste, indescritivelmente só. Não tenho mais nada a esperar e nada mais a temer. Não tenho mais nenhuma alegria na vida, só tenho deveres: vivo somente porque me dita a consciência.»
«As inúmeras e minuciosas recensões e elogios de que foi alvo este pequeno livro tanto em jornais como revistas culturais e especializadas e ainda na rádio constituem uma prova de como ele tocou com precisão no nervo da época.» Prof. Dr. Franz Vesely (in posfácio)
Sem comentários:
Enviar um comentário