Baseado em factos reais, «O Comboio da Esperança» é a grande aposta da Planeta para este mês
A partir de hoje chegam às livrarias 3 novidades imperdíveis da Planeta. Destaque para o romance de estreia da professora de inglês inglesa Gill Thompson, que foi best-seller em vários países, e considerado pela crítica internacional como ‘O melhor livro do ano’.
O Comboio da Esperança, de Gill Thompson
Passado durante a ocupação nazi, O Comboio da Esperança resgata a verdadeira história da fuga de comboio de milhares de crianças judias para Londres durante o Holocausto.
Na minuciosa investigação que levou a cabo para escrever este livro, Gill Thompson deparou-se com vários acontecimentos improváveis, como o salvamento de centenas de crianças checas debaixo dos narizes dos nazis por um corretor londrino; um campo de concentração onde os judeus podiam organizar concertos; o triplo desvio de aviões que permitiu que checos ex-pilotos da RAF fugissem de Praga sob o regime comunista. Todos estes episódios ocorreram realmente.
Excertos
«Há coisas tão horríveis que os homens e as mulheres decentes têm dificuldade em considerar credíveis, tão monstruosas que o mundo civilizado se retrai, incrédulo, ante a sua existência.»
«Dentro do cemitério, os altos castanheiros-da-índia e sicómoros filtravam os raios baixos do sol. As lápides erguiam-se dos dois lados do caminho, gravadas com símbolos antigos e caligrafia antiquada. O Abba dissera-lhe em tempos que algumas campas tinham até dez cadáveres, postos uns por cima dos outros para poupar espaço.»
Hegemonia - 7 Duelos pelo Poder Global, de Jaime Nogueira Pinto
O reputado comentador e politólogo, retrata os sete grandes conflitos da História, em que as potências mundiais se debateram pelo domínio económico e político no mundo
Um retrato extraordinário e uma análise profunda sobre as causas e as motivações que ao longo dos séculos levaram homens e nações a entrar em conflito, com várias imagens ilustrativas destes momentos históricos.
1821 - O Regresso do Rei, de Armando Seixas Ferreira
O jornalista Armando Seixas Ferreira, grande repórter da RTP, traz-nos um relato empolgante sobre a viagem de regresso do rei D. João VI do Brasil para Portugal, resultado de uma investigação minuciosa de documentos históricos, diários de bordo e outras fontes inéditas.
No ano em que se assinalam os 200 anos sobre esta viagem histórica, o livro relata não só o que aconteceu durante os 68 dias de viagem no Atlântico, como era a vida a bordo num navio do séc. XIX, as consequências políticas desta expedição, como os episódios marcantes do reinado de D. João VI e a vida no Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário