O escritor e psiquiatra Daniel Sampaio passou este ano por uma das experiências mais marcantes da sua vida. Esteve internado durante quase dois meses, precisou de ser entubado e ventilado. O seu próximo livro, que é um livro-testemunho, Covid 19 - Relato de um Sobrevivente, sai em meados deste mês pela Editorial Caminho.
O diário começa a 17 de janeiro de 2021, há pouco mais de meio ano, dia em que pela primeira vez Daniel Sampaio desconfia de que está infetado pelo coronavírus. Nos dias que se seguiram viveu esta incerteza na companhia de sua mulher, Maria José, receando mais por ela que por si próprio.
A 28 de janeiro é ele próprio internado, e nesse mesmo dia «pelas 14.30h, disseram-me que o meu estado se tinha agravado e que iria ser transferido para os cuidados intensivos. Senti uma enorme angústia e pela primeira vez pensei a sério que poderia morrer».
E é com este tom, coloquial e familiar, que Daniel Sampaio nos relata esta sua terrível experiência, que durou dois meses, a experiência de quem, de alguma maneira, «foi e voltou», para contar o que viu.
Covid 19 - Relato de um Sobrevivente ficará sem dúvida como um dos mais notáveis testemunhos da tragédia que a humanidade está a viver.
Sem comentários:
Enviar um comentário