Guerra & Paz publica «Crónicas de Sebastopol», de Tolstói
Com tradução de Maria José Diniz, Crónicas de Sebastopol chega às livrarias a partir do próximo dia 28 de Junho. Nesta obra, Tolstói, autor de A Morte de Ivan Ilitch, Ressurreição, Senhor e Servo, O Que é a Arte?, Confissão, entre outras obras, relata os horrores da Guerra da Crimeia, na qual participou, como jovem oficial ao serviço do exército russo.
Em 1854-1855, Lev Tolstói, um então jovem oficial ao serviço do exército russo, participou na defesa de Sebastopol, cuja queda ditou o fim da Guerra da Crimeia. Num conjunto de três relatos únicos sobre este evento crucial na história da Rússia – «Sebastopol em Dezembro de 1854», «Sebastopol em Maio de 1855» e «Sebastopol em Agosto de 1855» –, Tolstói, que participou no conflito como combatente, expõe os horrores da guerra e explora os sentimentos e angústias dos soldados, num retrato doloroso, em carne viva, uma espécie de esqueleto daquela que se tornaria, anos depois, a sua obra-prima, o romance Guerra e Paz.
Juntando artifícios da ficção à reportagem de guerra, num estilo próprio e inconfundível, as Crónicas de Sebastopol mostram uma visão única de um escritor que se tornaria um dos maiores de sempre da literatura universal, ao mesmo tempo que nos transporta para um cenário de guerra histórico, mas perturbadoramente actual. Uma leitura dura, mas urgente.
Sem comentários:
Enviar um comentário