terça-feira, 3 de junho de 2025

Jornada de superação de doenças mentais retratada no novo livro de João Carlos Melo

Chega às livrarias a 5 de Junho um livro-testemunho de uma jovem e do seu terapeuta sobre doenças mentais. Renascer das Cinzas relata a jornada que o psiquiatra e psicoterapeuta João Carlos Melo empreeendeu juntamente com uma paciente desde 2021.

«A psicoterapia é um processo longo, que começa como um trabalho conjunto de duas pessoas e nunca mais acaba, mesmo quando as pessoas se afastam, porque o trabalho terapêutico continua dentro de cada uma.»

Sinopse
Este livro mostra-nos o que de mais inspirador e pungente podemos encontrar na natureza humana. Ao longo das suas páginas encontraremos a coragem, a resiliência, o sofrimento, a esperança, a superação e também a capacidade transformadora do amor.
A protagonista (e heroína) desta história real é Maria C., uma jovem mulher, igual a tantas outras, mas que teve a desventura de ter sido afetada por três das mais dolorosas e perturbadoras doenças mentais que podem afetar um ser humano: a Perturbação Borderline, a Mentira Patológica e, a mais ingrata e desconhecida de todas, a Perturbação Factícia ou Síndrome de Munchausen, uma doença que leva a pessoa a produzir sintomas e doenças em si própria, fazendo das idas a urgências hospitalares, consultas, exames e tratamentos desnecessários o centro da sua vida e a única forma que conhece de obter afeto e sentir-se real e capacitada para aguentar a vida. É considerada a mais incurável e de pior prognóstico de todas as doenças psiquiátricas. E tem levado muitas das suas vítimas à degradação da vida e até à morte.
Escrito pela própria Maria C. e por João Carlos Melo, o seu psiquiatra, Renascer das Cinzas fala-nos também sobre a verdade e a mentira, a confiança e a capacidade para transpor obstáculos intransponíveis. E relata como a vontade, o esforço e o desejo de melhorar desta mulher (aliados à crença e dedicação inabaláveis do seu psiquiatra) foram determinantes na sua extraordinária e inédita recuperação - uma situação raríssima em todo o mundo - e como o amor da psicoterapia a levaram a vencer as doenças. Afinal, como disse um dia Sigmund Freud, «a psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor». 

Livros do autor
Publicou com a Bertrand Editora Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes, Reféns das Próprias Emoções – Um retrato íntimo das pessoas com personalidade borderline, Uma Luz na Noite Escura e Lugares Escondidos da Mente. Na Climepsi Editores tem publicados os livros As Faces do Inconsciente e O Inconsciente Está no Cérebro.

Sem comentários: