terça-feira, 30 de setembro de 2014

«A Esposa Minúscula», de Andrew Kaufman

Data de Publicação: 28/03/2014
N.º de Páginas: 128

O n.º 225 da colecção Bang!, da Saída de Emergência, é uma fábula surreal mui sui generis. Ao mesmo tempo divertida e desconcertante a história que vem nas 128 páginas [12,5x19,5] d’A Esposa Minúscula revela um autor com uma criatividade invulgar.
O incipit da obra é composto por: «O assalto não foi desprovido de consequências. As consequências foram o propósito do assalto.» Um ladrão assalta um banco em Toronto, Canadá, mas não exige das treze pessoas que lá se encontravam dinheiro nem bens materiais valiosos, mas sim apenas o objecto com maior valor sentimental que cada um tenha no momento. O pânico entre os presentes, contudo, só é levantado quando o ladrão benevolente abandona o banco e diz que leva consigo parte das almas de cada um e que consequências estranhas e bizarras irão surgir nas vidas deles. As suas últimas palavras, em jeito de repto, foram: «Aprendam como restabelecer a plenitude das vossas almas ou morrerão.»
A partir do segundo capítulo e até ao último o narrador da história, David, relata as manifestações que ocorrem a cada um dos clientes do banco no momento do assalto, desde o coração do marido de uma das clientes que é retirado pelas mãos, outra que ao acordar se vê feita de rebuçado, o marido de outra que transforma-se num boneco de neve, ou uma bebé que começa a defecar notas de dinheiro. Mas a consequência relatada com maior precisão e angústia é a de Stacey, a esposa de David, que começa a diminuir de tamanho drasticamente. Será que todos os que estavam dentro do banco no momento do assalto tiveram um fim trágico? Esta é a premissa que Andrew Kaufman, autor de All My Friends are Superheroes e de outros dois livros, propõe aos leitores.
Após um primeiro capítulo aliciante a narrativa começa a perder nexo e entra em território vasto, a nível de significação. The Tiny Wife, título original, é uma obra que requer um nível de atenção elevado quando a lemos, pois só assim alguma ‘mensagem’ poderá ser revelada. A Esposa Minúscula é um livro peculiar que polariza opiniões, certamente, mas que é exímio e minucioso no que toca à execução gráfica e às ilustrações (ao estilo de sombras) de Tom Percival. Uma abordagem psicologicamente mais profunda dos personagens poderia ajudar a que este livro tivesse um maior impacto.


Sem comentários: