segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Biografia do psiquiatra e escritor Daniel Sampaio é publicada pela Chiado Editora

de Ana Isabel das Neves Gigante

Colecção: Bios
Páginas: 132
Data de publicação: Julho de 2014
Género: Biografia
Editora: Chiado


Sinopse
Igual a si mesmo, um actor principal cuja história individual assume vários papéis e (re)presenta diversas funções.
Nesta história de vida, tal como numa peça de teatro, sobe lentamente o pano de boca e evidenciam-se planos e cenários (vestígios e signos) que o realçam no seu tempo pessoal, que é um tempo de (inter)relação.
Vou confrontar os meus “vestígios contados” com o esboço do enredo, com a fala directa de Daniel Sampaio.
A interacção imaginária, ora com o professor, o escritor, o educador, o medico psiquiatra, o terapeuta familiar, o avô, …o homem, é para mim factor securizante que sustenta o modo como eu o interpreto.
(...)
Sigo (um privilégio!) pegadas e pistas, elementos simultâneos à sua voz, à sua escrita, à sua imagem, mas também à sua vida contada.
Uma vida vivida que veio para ficar, que se comunica hoje para depois, num sentido amplo da quimera, do sonho, da invenção, da fantasia. Pegadas de amor, de ética e de solidariedade olhadas em “Uma Viagem”.
Luzes apagadas, silêncio na sala, vai subir o pano!
Excerto
«Daniel Sampaio é uma figura carismática, escolhida pelo seu valor de exemplo que retira ideias dos factos, para que nós adultos (pessoas/profissionais) possamos entender o nosso dever de educadores, "impõe-nos" um dever de aprender a vida de uma forma nova. É um actor social que toma iniciativas, pensa, cria, provoca movimentos e esforços compensadores para todos nós.» (pp. 111-112)
A autora
Ana Isabel das Neves Gigante. Nasceu a 22 de Abril de 1953, em Lisboa, mas viveu a sua infância e adolescência na Covilhã. É licenciada em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Mestre em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Área de Especialização em Formação de Professores. Tem dois filhos e um neto de cinco anos.

Sem comentários: