terça-feira, 16 de setembro de 2014

O romance que deu a Eleanor Catton o egrégio 'Man Booker Prize 2013'

De hoje a dez dias chega às livrarias nacionais a edição portuguesa de The Luminaries, o livro vencedor do 'Man Booker Prize' de 2013, escrito pela escritora canadiana Eleanor Catton (n. 1985). Uma obra «simultaneamente um thriller e um romance histórico», composto por 888 páginas de ficção do mais alto nível literário. A tradução da obra esteve a cargo de Ana Falcão Bastos e Cláudia Brito. Quem o publica é a Bertrand Editora.

Os Luminares
de Eleanor Catton

Sinopse
Este é um livro novo e inovador: novo pelo tema - um mistério por resolver no século XIX na cidade de Hokitika, Nova Zelândia, que reagrupa o destino de doze personagens - e inovador pela estrutura reinventada dos romances vitorianos.
A corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, além de um grandioso mistério por resolver, relevam a singularidade desta obra: é um thriller e um romance histórico, iluminado por referências astrológicas e chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens. Surpreendente e viciante, eis ficção ao mais alto nível literário. Este romance de Eleanor Catton é incontornável, tendo sido reconhecido com o Man Booker Prize 2013.

Críticas de imprensa
«Este romance épico de luz e sombra, situado na Nova Zelândia, atesta o talento radioso da sua autora [...] Com menos de 30 anos, o seu domínio da forma ficcional é já uma realidade.»
Brian Morton, Independent

«Os Luminares é um romance impressionante, cativante, intenso e cheio de surpresas.»
Kate Webb, TLS

Sem comentários: