quinta-feira, 13 de novembro de 2014

«História da Criança em Portugal» é a aposta da Parsifal para este mês


História da Criança em Portugal
de Maria João Martins

O livro
O que tiveram em comum as infâncias de D. Afonso Henriques, Luís de Camões e dos nossos próprios avós? Na verdade, quase nada, à parte as dores associadas ao aparecimento dos primeiros dentes e as dificuldades de adaptação ao mundo. Ser criança é um estado condicionado pela sociedade e pela cultura, que variou ao longo dos séculos, ao sabor da própria História. 
História da Criança em Portugal é uma viagem fascinante pela história do nosso país, desde o nascer da nacionalidade até aos nossos dias: surpreendemos as crianças nos seus jogos e brincadeiras, no quarto de vestir ou na escola, mas também na oficina, na eira, no orfanato ou no hospital. 
Neste livro ficamos a saber como eram educados os reis com vista à futura governação do país, como apareceu a moda infantil, qual o papel da escola após a implantação da República ou a conhecer o lugar da criança na sociedade de consumo contemporânea. 
Obra didática e rigorosa, surpreendente e divertida, História da Criança em Portugal (200 pp.) é um trabalho inédito na historiografia nacional que não deixará nenhum leitor indiferente.

Sabia que...
» Na Idade Média, as crianças nobres tinham brinquedos em ouro e prata?
» Nas vésperas da Revolução Francesa, os abandonos atingiam 28% dos nascimentos em Paris?
» O programa televisivo Rua Sésamo desempenhou um papel fundamental na aprendizagem das primeiras letras?
A autora
Maria João Martins quis ser médica, professora, realizadora de cinema e cenógrafa, mas acabou por não resistir à tentação da escrita. Nascida em Vila Franca de Xira em 28 de junho de 1967, tornou-se jornalista, aos 20 anos, no extinto Diário de Lisboa e hoje é redatora do Jornal de Letras, Artes e Ideias, sendo ainda colaboradora das revistas Vogue, Máxima, Visão e DIF.
Licenciada em História e mestre em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi professora universitária durante 5 anos e assinou um programa de História na RDP- Antena 2 durante dois anos.
Recebeu vários prémios de jornalismo, entre os quais o de Revelação de Reportagem do Clube Português de Imprensa e o Júlio César Machado da Câmara Municipal de Lisboa.
Como autora publicou vários estudos de História, nomeadamente O Paraíso Triste - O Quotidiano em Lisboa durante a IIª Guerra Mundial (Vega, 1994) e Divas, Santas e Demónios - Mulheres Portuguesas (Vega, 1995) e Luanda - Invenção de uma Capital (Gato do Bosque, 2014). É ainda autora das novelas Escola de Validos (Editorial Teorema, 2007) e Como o Ar que Respiras (Porto Editora, 2010).
História da Criança em Portugal por Carlos Vaz Marques, na TSF: ouvir.

Sem comentários: