Ou, do escritor e poeta espanhol Alejandro Pedregosa, é o novo título da colecção Confluências de ficção para adultos da Faktoria K de Livros. Por esta obra que reúne 13 contos sobre o destino, a sorte e a morte, o autor recebeu em 2018 o "Premio de la Crítica Andaluza".
Sinopse
Antologia de contos breves, intensos e poderosos, todos eles unidos no respectivo título por um «ou» inicial e optativo. Contos que exalam ecos longínquos de lenda ou fábula moral e atribulada, escritos com a mestria de um artesão minucioso. Contos que põem em cena uma galeria de personagens de existência efémera que vai saudando o leitor ao longe, do cenário, mesmo antes de enfrentar o seu destino, por vezes trágico, mas quase sempre com a resignação de um penitente.
Excerto
«O menino encontrou o corpo atirado a um espinheiro. Vinha da aldeia e andava por aquelas lombas agrestes à procura de espargos. Ficou surpreendido mas não se alarmou. O corpo transmitia uma pacífica resignação. Estava de face virada para o matagal e era evidente que não se podia mexer. O menino inclinou-se, agarrou numa pedra e lançou-a ao vulto. Foi embater na carne mole e ouviu-se apenas um lamento, uma espécie de brisa fugaz e dolorosa. Ainda não está morto, pensou ele…»
Sem comentários:
Enviar um comentário