terça-feira, 4 de abril de 2023

Nova biografia romanceada de Sissi revela a mulher por trás da lenda


Com tradução portuguesa a cargo de João Carlos Alvim, chega hoje aos leitores, pela editora A Esfera do Livros, um novo romance biográfico sobre a Imperatriz Consorte da Áustria. Sissi nasceu na Alemanha, reinou na Áustria e na Hungria e continua a ser admirada por todo o mundo. Para a escritora espanhola Ana Polo Alonso, «durante décadas, Sissi viveu entre mitos, tendo chegado finalmente a hora de desvendar os seus mais profundos segredos.» Sissi - A verdadeira história de Elizabeth, Imperatriz da Áustria e rainha da Hungria revela a mulher por trás da lenda. 

Sinopse
Quando Elizabeth de Wittelsbach, princesa da Baviera, a mítica Sissi, nasceu a 24 de dezembro de 1837, uma série de maus augúrios anunciaram o que mais tarde se confirmaria: que aquela rapariguinha teria um futuro privilegiado, mas repleto de tragédias. A sua vida viria a ser tão dramática como mal compreendida, sepultada entre fábulas e mentiras, e um anarquista pôr-lhe-ia fim num dos assassínios mais famosos da história.
Com o tempo, Sissi converteu-se num ícone, mas a sua verdadeira personalidade nem sempre foi bem descrita: nem amou o marido, nem se instalou na Madeira por causa de um problema pulmonar, nem acabou por partir para destinos longínquos para escapar à asfixiante corte de Viena. Durante anos, perpetuou-se uma visão fantasiosa que negava a autêntica Elizabeth, uma mulher contra-a-corrente, rebelde, fascinante e complexa. Muito avançada para a sua época, confrontou-se com o marido e a sua vida sexual foi muito mais passional e intensa do que se pensava. Sofreu imenso e padeceu de graves problemas de saúde, com uma anorexia que nunca superou e diversas crises de depressão.

Outros romances sobre Sissi: A Imperatriz; Sissi - Imperatriz Por Amor; Sissi - Coragem até ao Fim; Sissi - A Atormentada vida da Imperatriz Isabel.

Outra novidade d'A Esfera dos Livros:
Poderosas - 25 Mulheres que Mudaram a História de Portugal, de María Pilar Queralt del Hierro.

Sem comentários: