terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

25 mulheres inesquecíveis que mudaram a História de Portugal, para conhecer no novo livro de María Pilar Queralt del Hierro

Chegou às livrarias este mês Poderosas - 25 Mulheres que Mudaram a História de Portugal, um novo livro da escritora espanhola María Pilar Queralt del Hierro.

Não constam destas páginas todas as que lá poderiam estar, mas todas as que lá estão merecem-no por inteiro. 25 nomes femininos que conseguiram abrir caminho às suas congéneres e que não devem, por isso, cair no esquecimento.
O empoderamento da mulher só se tornou uma realidade no Ocidente do século XX. Contudo, a história regista uma série de nomes femininos que conseguiram derrubar barreiras ou exercer o poder com autoridade e eficiência. Fora, sem dúvida, mulheres tão poderosas como Teresa de Leão, que conseguiu que Portugal se libertasse da tutela castelhana; ou Luísa de Gusmão, a Restauradora.
Pintoras como Josefa de Óbidos, que conseguiu viver da pintura em pleno barroco; cantoras como Luísa Todi, que levou o nome de Portugal aos mais famosos teatros líricos; escritoras como Florbela Espanca ou cientistas como Matilde Bensaúde.
Corajosas como Antónia Rodrigues, que não teve dúvidas em seguir a carreira das armas no século XVI, ou como Ana de Castro Osório, que se bateu para que as mulheres passassem a ter direito ao voto. Nomes inesquecíveis da história de Portugal, aos quais as mulheres do século XXI devem reconhecimento e gratidão.

Para além do seu bestseller Inês de Castro (publicado em 2003 em Portugal e há muito tempo esgotado), María Pilar Queralt del Hierro é autora dos romances Os Amores Proibidos de Suas Majestades, As Mulheres de D. Manuel I, Memórias da Rainha Santa e As mulheres do Marquês de Pombal.

Sem comentários: