sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Chega a Portugal livro de psicoterapeuta americana especialista em luto

A psicoterapeuta americana Megan Devine é pioneira nos campos do luto e da perda, e fala sobre formas como transformamos a expressão normal e saudável do luto em algo para apressar ou esconder. Desde a trágica perda do seu parceiro em 2009, Megan emergiu como uma nova e ousada voz no mundo do apoio à dor. O seu livro Está Tudo Bem Não Estar Tudo Bem (It’s OK That You’re Not OK), que a editora Alma dos Livros vai publicar no próximo dia 9, é considerado leitura obrigatória por pessoas e profissionais de luto em todo o mundo. 

«A dor não é um problema a ser resolvido, mas um mistério a ser honrado. Está Tudo Bem Não Estar Tudo Bem é o livro de que eu tenho estado à espera há mais de 30 anos - aquele que eu posso recomendar a qualquer pai, mãe, viúva, viúvo, a qualquer pessoa que se encontre de luto pela morte de alguém.» Donna Schuurman

Sinopse
Quando uma perda dolorosa ou um evento grave abala a nossa vida, a primeira coisa que temos de saber é que não há nada de errado nisso: «A dor é pura e simplesmente o amor na sua forma mais selvagem e dura, uma resposta natural e sã à perda.» Então, porque é que a nossa cultura procura ignorar a dor e trata o luto como uma doença que tem de ser curada, de preferência o mais rapidamente possível?
Tendo experimentado o luto de ambos os lados - como terapeuta e como mulher que testemunhou o afogamento acidental do seu amado companheiro - Megan Devine escreveu um livro com profundo conhecimento sobre as verdades não ditas da perda, do amor e da cura.
Existem coisas que não podem ser corrigidas. Apenas podem ser levadas. Está Tudo Bem Não Estar Tudo Bem encoraja-nos a vermos o nosso luto como uma resposta natural à morte e à perda, em vez de uma condição anómala que necessita de correção. Mudando o foco do luto como um problema a ser resolvido para uma experiência que temos de viver, oferece-nos a possibilidade de compreensão, compaixão, legitimidade e, sobretudo, um caminho através da dor.
Todos vamos experimentar durante a vida um profundo pesar pela perda de alguém. A perda é uma experiência universal. Este livro dá-lhe permissão para sentir o que sente, fazer o que faz e dizer o que diz. Quando a sua vida está num lugar de profunda perda e o mundo parece o inferno, dá-lhe meios para percorrer o caminho de volta a si mesmo.
Megan Devine aborda a dor que as pessoas enlutadas carregam (adicionada à dor da perda), de serem julgadas, despedidas ou mal-entendidas e contesta a ideia estabelecida de que deve regressar o mais rapidamente possível a uma vida «normal» e «feliz», substituindo-a por um caminho intermédio, muito mais saudável, que nos convida a caminhar lado a lado com a dor, em vez de procurar ultrapassá-la.
Outros livros que podem interessar: A Mensagem das Lágrimas, de Alba Payàs Puigarnau; Agridoce, de Susan Cain.

Sem comentários: