segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Romances das escritoras Min Jin Lee e Jokha Alharthi chegam a Portugal

Entre as novidades da Relógio d'Água para este mês constam dois romances traduzidos para português por Marta Mendonça.
Da escritora coreana Min Jin Lee, que vive actualmente em Nova Iorque, é lançado Pachinko, uma narrativa épica de uma família que se move entre identidade, morte e sobrevivência.

Laranjeira-Amarga, originalmente publicado em 2016, venceu o Sultan Qaboos Award for Culture, Arts and Literature e é da autoria da omanense Jokha Alharthi, vencedora do Man Booker International Prize.

Sinopse
No início do século XX, numa aldeia de pescadores na costa este da Coreia, um homem entrevado casa com uma rapariga de quinze anos. O casal tem uma filha, Sunja. Quando esta engravida de um homem casado, a família enfrenta os riscos da ruína. É então que Isak, um sacerdote cristão, lhe oferece a possibilidade de uma nova vida como sua esposa no Japão. Depois de acompanhar este homem que mal conhece até um país onde não tem amigos nem lar, Sunja vai construindo a sua própria história.



Sinopse
Zuhour, uma estudante omanense numa universidade britânica, encontra-se entre o passado e o presente. Tenta fazer amizades e assimilar a cultura britânica, mas não consegue esquecer as relações que foram centrais na sua vida, sendo a mais importante a que manteve com Bint Aamir, mulher que sempre considerara sua avó, e que morreu assim que Zuhour abandonou a Península Arábica. À medida que a narrativa acompanha as dificuldades por que Bint Aamir passou, entrelaça-se com o presente isolado e insatisfatório de Zuhour, numa combinação de sonhos e memórias.

Sem comentários: