quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

«Gosto de Mim», de Antti Ervasti e Matti Pikkujämsä

Editora: Pergaminho
Data de publicação: 09/02/2023
N.º de páginas: 224
 

A solidão é um dos grandes males da vida moderna. Uma das evidências dos últimos Censos, em 2021, mostra que o número de pessoas que vivem sozinhas no nosso país aumentou. Contudo, viver sozinho é diferente de sentir-se sozinho. A experiência de solidão é tão individual que podemos estar rodeados de muitas pessoas e, ainda assim, estarmos sós - solidão não é o mesmo que estar desacompanhado.
Diversas maneiras de como a solidão pode se manifestar, na infância, na adolescência, nos adultos e idosos, e formas positivas de lidar com este sentimento ambíguo, é o propósito do segundo livro a ser publicado em Portugal de Cup Of Therapy, um conceito internacionalmente reconhecido que trata questões relacionadas com a saúde mental.
A génese de Gosto de Mim são conversas intimistas e profundas entre um psicoterapeuta e um ilustrador finlandeses, que abordam o tema da solidão e isolamento social. Desses diálogos resultaram 100 textos curtos com ilustrações, a preto e branco, de personagens animais, que com simplicidade e objectividade elucidam os muitos significados da solidão e de se estar só.
Ao longo da obra é apresentado ao leitor vários tópicos relacionados com a temática: a solidão pode ser temporária ou prolongada, intencional (ou seja, se é uma escolha da pessoa; por exemplo, quando deseja focar-se mais no seu eu interior; significa que escolheu viver em solitude) ou resultado dos percursos e fases da vida (após um divórcio, por exemplo) e quais os seus efeitos positivos (estar sozinho pode ser uma experiência prazerosa e trazer alívio emocional) e negativos (pode acentuar problemas de saúde mental como depressão e ansiedade).
Antti Ervasti, um palestrante e especialista na área de terapia de casal, terapia familiar e terapia sexual, dá conselhos e dicas ao leitor ao longo destas brevíssimas sessões de terapia, como esta: «Se vires que alguém costuma estar sozinho, pergunta se podes fazer-lhe companhia.»
As empáticas e evocativas ilustrações de Matti Pikkujämsä, combinadas com a experiência do autor, perito em saúde mental, criam compreensão e esperança, passando a mensagem de que devemos falar sobre a nossa solidão e expressar os nossos desejos, sonhos e pequenas coisas, pequenos nadas, que nos trazem felicidade.
Gosto de Mim é um livro de desenvolvimento pessoal com um projeto gráfico único, com tópicos abrangentes e universais. É um livro que dá espaço para a própria reflexão e interpretação de cada leitor.


Excertos

«Quando estás sozinho, percecionas o mundo de forma mais atenta. (…) Estar-se sozinho alimenta a criatividade e a sensibilidade. (…) Quem passa tempo consigo próprio pensa mais a fundo nos assuntos, é mais recetivo e vê de forma mais clara a interligação entre as coisas.»

«Se não temos interações com outras pessoas, a esperança pode dissipar-se dia após dia.»

«Ser-se visto e reconhecido é uma necessidade humana básica. (…) A necessidade de nos relacionarmos uns com os outros faz parte da natureza humana.»

Sem comentários: