terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

«A Mensagem das Lágrimas», um guia para lidar com o luto e a perda


A Pactor editora publicou recentemente A Mensagem das Lágrimas, um guia prático e inspirador escrito numa linguagem simples e adequado para pessoas em luto. A autora é psicoterapeuta com 30 anos de experiência de trabalho com pessoas e famílias enlutadas, em Barcelona, Espanha.

Com uma atitude respeitosa e sensível, Alba Payàs Puigarnau leva o leitor a sentir e viver a sua própria experiência de forma presente e em plena consciência.

Esta obra, bestseller internacional, inclui um apêndice com as palavras mais adequadas e desadequadas a utilizar neste momento delicado da vida das pessoas.

Os psicólogos Sofia Gabriel (responsável pela Consulta Especializada de Apoio ao Luto na Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense), Mauro Paulino (Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia) e Alexandra Coelho (responsável pela Consulta de Luto na Unidade de Medicina Paliativa do Centro Hospitalar Lisboa Norte; membro do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção no Luto da FMUL e da Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto (SPEIL)) assinam a revisão técnica da edição portuguesa.

Texto de apresentação
A maioria de nós que segura este livro já passou por alguma perda significativa na vida. Pode, também, ter alguém próximo que quase morreu. Como podemos processar a morte de uma pessoa querida, seja um pai, um filho, um irmão ou um parceiro? Como podemos ajudar uma pessoa que está a sofrer? Quais são as palavras reconfortantes que devemos dizer? É mais adequado afastarmo-nos, para ganhar espaço, ou aproximarmo-nos? O que podemos oferecer, quando os últimos momentos se aproximam e não há mais nada a fazer ou a dizer?
Este livro foi escrito para pessoas que estão a sofrer e, também, para aqueles que desejam ajudar os que estão a passar por uma perda. Apresenta uma série de pistas que ajudam a identificar qual é o sofrimento desnecessário, que pode levar a complicações, e qual é o sofrimento necessário e indispensável, como parte natural do processo de recuperação. A partir de uma postura de respeito e sensibilidade à forma particular como cada um vivencia o seu processo, a autora conduz-nos pelos diferentes momentos da vivência do luto, dando indicações sobre o que nos pode ajudar no processo de recuperação da esperança e do desejo de viver, de forma a honrar a pessoa amada.

Conteúdos
O sofrimento do luto; Os mitos do luto; Dimensões física, emocional-relacional e cognitiva-mental; As circunstâncias da morte; Sintomas de luto traumático; Enfrentar a perda; Proteção e negação do sofrimento; Integrar a perda; Cuidar de si próprio.

Excertos do prólogo
«Esta obra não é, de todo, um mero livro de autoajuda, mas uma mera tentativa de colmatar a conspiração do silêncio e o estigma social que envolve o processo de luto (...)»

«Este é um guia de autocuidado para as diferentes fases do luto, no qual acabamos por nos negligenciar face ao tamanho sofrimento da perda e, se fizer sentido para o leitor, este é, também, um guia de desenvolvimento pessoal que tem chegado a vários países e a um elevado número de leitores - não fosse a morte o de mais certo temos na vida.»
Outros livros que podem interessar
Porque temos tanto medo da morte?, de Joël Pralong;
Agridoce, de Susan Cain;
O Último Abraço, de Alejandro Parra;
Luto - Manual de intervenção psicológica, de Sofia Gabriel, Mauro Paulino e Telmo Mourinho Baptista;
A Passagem, de Ana Catarina Infante;
Sendino Está a Morrer, de Pablo d’Ors.

2 comentários:

André Silva disse...

Parece ser bastante interessante 😃

Fernanda Souza disse...

Deve ser super interessante este livro.