quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

«Mereces Todo o Amor que Dás», um livro que aborda a escrita enquanto ferramenta terapêutica


Mereces Todo o Amor que Dás
é o título de um novo livro de desenvolvimento pessoal que será publicado pela editora Self já na próxima terça-feira. É da autoria de Filipa do Canto Araújo (n. 1986), formada em Jornalismo e Mestre em Psicoterapia e Aconselhamento.

Este é «um livro sobre amor, a nós e ao mundo. Mas é também uma ferramenta de auto-descoberta.» Mereces Todo o Amor que Dás foca a escrita como ferramenta de terapia. A autora do 'Farblog' desafia o leitor a vasculhar o que há dentro de si, através de exercícios de escrita que convidam ao olhar interno, a sarar feridas, a perdoar e a projetar um futuro melhor. O livro contém ilustrações, cerca de 50 exercícios de escrita e uma lista de melodias apaziguadoras que podem ser ouvidas através de um código QR.

Excertos
«Este livro que agora tens na mão convida-te e desafia-te a uma viagem interior. Aqui, encontrarás imensos exercícios quase sempre ligados ao uso da escrita como instrumento de autoconhecimento.
A escrita é uma das ferramentas que pode ser usada em terapia. Há muitos anos que a uso como cura, como bússola para os meus tormentos. Uso-a para encontrar a minha paz, para encontrar respostas e é aqui, no papel que acolhe toda a minha confusão, que me volto a encontrar, definir e a motivar. É aqui que sempre que preciso, recomeço.»

«Deixa ir tudo o que te faz mal, quem não te quer bem. Deixa ir tudo o que te pesa mais do que te aconchega. Deixa ir tudo o que tinha para ser mas nunca foi. Deixa ir quem não te trata bem, quem te falta com o respeito, a empatia e a delicadeza.»

«Vai, faz e acontece. Vai se é o que te entusiasma, o que te faz feliz, e o caminho que queres seguir. Vai, mesmo que te assuste. Mesmo que te tremam as pernas e te palpite o coração. Vai, faz, diz e acontece. Mas não deixes de ir.»

Outros livros sobre escrita terapêutica publicados recentemente: Curar Através das Palavras e Guardar Depois de Escrever.

Sem comentários: