segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

«A Primeira Cruzada», do historiador Peter Frankopan, entre as novidades de Março


No início de Março sai um novo livro de História pela Crítica, uma chancela de não-ficção da Planeta.

A Primeira Cruzada dá-nos um novo olhar sobre as origens e as causas da primeira cruzada, por um dos mais prestigiados historiadores da actualidade. Peter Frankopan é professor de História Mundial na Universidade de Oxford, lecionou nas principais universidades do mundo, incluindo as Universidades de Cambridge, Yale, Harvard e Princeton.

Sinopse
Em 1096, uma expedição de escala e ambição extraordinárias partiu da Europa Ocidental rumo a Jerusalém. Três anos mais tarde, depois de uma viagem que ultrapassou sérias dificuldades, os perigos mais graves e milhares de baixas, os cavaleiros da Primeira Cruzada atacaram as fortificações e conquistaram a Cidade Santa. Contra todas as probabilidades, a expedição tinha devolvido Jerusalém às mãos dos cristãos.
O reconhecido historiador Peter Frankopan traça um retrato surpreendentemente original desse confronto infame entre o cristianismo e o islamismo. Ao contrário de outros historiadores que centram os seus estudos no Ocidente, e que afirmam que esta expedição militar foi incitada pelo papa Urbano II, Frankopan dirige os seu olhar para Oriente, em particular para Constantinopla, sede do Império Bizantino Cristão. A sua revelação é surpreendente e altera radicalmente a nossa compreensão de todo o movimento das cruzadas: o imperador Aleixo I Comneno foi quem incitou a cruzada, ao pedir ao papa apoio para defender o seu reinado dos turcos. Mais tarde, a vitória do Vaticano consolidou o poder papal enquanto Constantinopla jamais recuperou, e Aleixo, tal como Bizâncio, foi relegado para as margens da história.
Baseado em fontes até agora ignoradas, Frankopan explica como a tomada de Jerusalém lançou as bases para o domínio da Europa Ocidental, até aos dias de hoje, e moldou o mundo moderno.

Outros títulos da editora sobre História: Os Fornos de Hitler, As Resistentes, Uma Mulher Sem Importância.

Sem comentários: