terça-feira, 5 de setembro de 2023

Edições Parsifal lançam este mês novos livros de Sérgio Luís de Carvalho e de Manuel da Silva Ramos

Lisboa Maldita e A Mulher do Periquito e outras estórias, nas livrarias a 6 e a 20, respectivamente, são as publicações mais recentes das Edições Parsifal.

Texto sinóptico
Este livro empreende uma viagem de mais de 500 anos ao lado mais desconhecido e trágico da cidade, ao longo da qual ficamos a conhecer os lugares de crimes e as suas formas de execução e desvendamos as histórias das vítimas, dos seus assassinos e dos seus carrascos.
Simultaneamente, analisaremos a evolução da aplicação da Justiça no seu combate contra o crime. Uma luta feita de avanços e de recuos, uma luta na qual a evolução das mentalidades - e da iluminação pública! - tiveram papel de relevo.
As histórias que aqui são contadas fazem parte da memória coletiva de todos nós, desde as derradeiras palavras que Sidónio Pais (certamente nunca) proferiu até aos assassinatos de D. Carlos e do Príncipe Herdeiro ou à conhecida execução do infame conde Andeiro. Afinal, o que há de verdade em muitos destes casos?
Uma longa viagem pelos homicídios mais marcantes da história de Lisboa, que tenta lançar alguma luz e algum esclarecimento em tantos crimes que ainda hoje causam espanto, rejeição e polémica.


Sérgio Luís de Carvalho é autor de Lisboa Judaica, Lisboa Árabe, Lisboa Nazi, A Dança dos Loucos, Das Tripas Coração, entre vários outros livros.

Texto sinóptico

Prosseguindo um percurso literário com mais de cinquenta anos e pompeando três dezenas de livros publicados, Manuel da Silva Ramos, o mais subversivo e inqualificável escritor português, regressa ao conto.
Nas quase trinta histórias que compõem este livro, e oscilando entre o real testemunhal e a mais inventiva subversão, o autor continua a desfilar toda a sua extraordinária imaginação, servida com uma beleza primordial, com o humanismo que sempre caracterizou a sua visão do mundo e com numerosas e afectuosas evocações e homenagens.
Explosão de uma maturidade literária invulgar, que coloca o autor ao nível de mestres como Cortázar, Felisberto Hernández ou Silvina Ocampo, A Mulher do Periquito e Outras Estórias reúne um conjunto de narrativas poderosas e sublimes, que prendem o leitor e lhe apresentam um escritor no auge da sua criatividade.

Perfumes Eróticos em Tempo de Vacas Magras, Ao Colo de Virgílio e Os Três Seios de Novélia são apenas alguns dos títulos já editados deste autor.

Sem comentários: