terça-feira, 5 de agosto de 2025

DEVIR lança no final de Agosto o 4.º volume da colecção Angoulême

A novela gráfica O Caderno Azul / Depois da Chuva é o novo título, o 4.º, da colecção Angoulême, da DEVIR, e será publicado a 28 deste mês.
André Juillard (1948-2024), nascido em Paris, foi um mestre da banda desenhada, com predominância do estilo realista. A sua paixão pelo desenho desenvolveu-se logo em criança, em que devorava a revista semanal "Tintin". São da asua autoria obras como Formule 1, Les Sept Vies de l’Épervier, La Ruée vers l’or, Les Frères de la côte e Après la pluie.

Texto sinóptico
Louise sai do banho nua e, sem se aperceber, é vista pela janela por Armand. Inicia-se, assim, um jogo de sedução entre dois estranhos.
O romance desenrola-se na cidade de Paris, cuja arquitetura e principais ruas são representadas de forma clara e sensível. 

O Caderno Azul é complementado com Depois da Chuva, outra história inesperada e envolvente de amor e mistério, que nos absorve até às páginas finais deste livro.

Prémios do Festival Internacional de Banda Desenhada Angoulême

Os Prémios do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême são os mais prestigiados galardões do mundo da BD. Criados em 1974, são atribuídos anualmente no festival realizado em Angoulême, França, um dos maiores e mais influentes eventos dedicados à banda desenhada a nível global.
Estes prémios distinguem obras, autores e editoras que se destacam pela sua originalidade, qualidade narrativa e impacto artístico. Ganhar um Prémio Angoulême significa reconhecimento internacional. Em suma, os Prémios Angoulême são o equivalente aos Óscares da BD, um selo de qualidade que distingue as melhores criações do meio.
As oito obras premiadas que serão publicadas ao longo do ano pela DEVIR transcendem o simples ato de ler banda desenhada. São narrativas que abordam temas complexos – da distopia e crítica social à introspeção psicológica e aos retratos biográficos – acompanhadas por uma arte visualmente arrebatadora. Cada título convida o leitor a uma viagem única, repleta de simbolismo, emoção e reflexão sobre a humanidade.

Volumes já publicados
Trilogia Nikopol, de Enki Bilal
Alack Sinner Bófia 
ou Detetive, de Muñoz & Sampayo
O Silêncio de Malka, de Jorge Zentner & Rubén Pellejero

A lançar nos próximos meses
Silêncio, de Comès
Anaïs Nin, de Léonie Bischoff
O gosto do cloro, de Bastien Vivès
Kiki de Montparnasse, de Catel & Bocquet

Sem comentários: