sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A partir de amanhã está à venda «Numa Casca de Noz», o novo romance de Ian McEwan

As obras de Ian McEwan, um dos escritores contemporâneos mais apreciados, são publicadas em Portugal pela Gradiva, editora que publica a 10 de Setembro, em ex aequo com a edição original inglesa, Numa Casca de Noz, o tão aguardado novo romance deste autor galardoado com o Booker Prize, entre outros prémios.

Segundo nota da Gradiva, este livro (Nutshell, título original) «tem um registo surpreendente: o narrador é nada menos do que um bebé no ventre da mãe. Uma ideia brilhante, para um exercício de escrita soberbo. A trama, essa, é intensa, pois aqui se enredam negras maquinações. Trudy, a mãe, tem um plano para matar o pai do bebé (John) em conluio com o irmão dele. No meio do drama, há o amor. As ligações ao Hamlet de Shakespeare não serão coincidência. Tudo somado resulta numa obra impossível de largar.»
Texto sinóptico
Trudy, em adiantado estado de gravidez, planeia envenenar John, o marido e pai da criança que vai nascer, de conluio com Claude, seu amante e cunhado. Sem o saberem, têm uma improvável testemunha da trama: o bebé, residente no ventre de Trudy.

Um toque de surpresa, trazido pela voz que narra o mundo. E, com isso, apresenta uma perspectiva inigualável. A perícia das palavras, num enredo que guarda a vida e que contém a morte. Uma história de crime e engano, de traição e amor. Estes são ingredientes que, à luz da literatura e pela pena de um grande mestre da escrita, se reúnem para dar corpo a um texto irresistível.

2 comentários:

lady hélène disse...

Adorei "Expiação", tanto em livro como em filme, e espero voltar a ler um livro deste autor em breve.. Quem sabe não seja este!

MM disse...

Criativo, de facto!

Sinto curiosidade de experienciar a perspectiva que pode ter/evidenciar um narrador nessas circunstâncias.

Ponderarei leitura.