sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Nova obra da Editora Pactor alerta sobre os perigos do mundo virtual

Dependências Online – O Poder das Tecnologias, coordenado pelos especialistas na área da Psicologia e Psiquiatria, Ivone Patrão e Daniel Sampaio, é a mais recente publicação a cargo da Editora Pactor.

Esta obra é prefaciada pela Prof.ª Doutora Isabel Leal, professora catedrática no ISPA.
Texto sinóptico
Cada vez mais a internet faz parte do nosso dia-a-dia. Seja para trabalho ou lazer, a possibilidade de obter qualquer tipo de informação em segundos tornou-se uma mais-valia. Contudo, esta facilidade está diretamente associada a uma realidade preocupante: um estilo de vida em torno de ecrãs, capaz de gerar e potenciar comportamentos dependentes.

Com a participação de 22 especialistas na área, a obra Dependências Online – O Poder das Tecnologias surge com o objetivo de elucidar a comunidade em geral sobre o uso excessivo da internet e a sua estreita ligação com problemas emocionais e relacionais, sobretudo nas camadas mais jovens da população. Só em Portugal estima-se que 90% dos jovens, entre os 16 e os 24 anos, têm acesso pleno à internet, sendo que os internautas com mais de 15 anos se distinguem pela liderança no uso das redes sociais digitais, nomeadamente o Facebook.

Dividido em nove capítulos e enriquecido com exemplos práticos de intervenção psicossocial em casos graves de dependência online, nacionais e internacionais, o novo livro da Pactor pretende de igual modo alertar pais e educadores para a exclusão social e o impacto adverso nas rotinas diárias em particular nas crianças, onde 85% já possuem um smartphone.

Os largos anos de investigação e intervenção clínica dos vários profissionais que contribuíram para a obra, permitiram a criação de uma ferramenta essencial à compreensão da revolução tecnológica, os seus efeitos nas novas gerações – os “nascidos digitais” -, e as novas ameaças como é exemplo o Ciberbullying.
Principais temas abordados no livro:
  • Segurança online
  • A escola e as TIC
  • Ciberbullyong
  • Redes sociais
  • Jogos online
  • Relações amorosas
  • Funcionamento familiar
  • Intervenção clínica nas dependências online
Ivone Patrão
Psicóloga Clínica, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde no ISPA – Instituto Universitário (ISPA-IU). Terapeuta Familiar e de Casal pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF). Docente e investigadora do ISPA-IU (Grupo de Investigação Promoting Human Potential). Colaboradora do Núcleo de Utilização Problemática da Internet (NUPI) do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte (HSM-CHLN).

Daniel Sampaio
Médico Psiquiatra e Diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte (HSM-CHLN) de 2014 a 2016. Professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Autor de 26 livros sobre a adolescência, a família e a escola, e também de mais de uma centena de artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras.

Autores
Cristina Ponte, António Luís Valente, António José Osório, Rita Brito, Ana Luísa Rodrigues, Fernanda Albuquerque Costa, Ana Tomás de Almeida, Patrícia Gouveia, Pedro Hubert, Rui Miguel Costa, Mariana Machado, João Reis, Samuel Pombo, Rita Barandas, Marta Croca, Sofia Paulino, Sérgio Carmenates, João Gonçalves, Bernardo Moura, Cristiano Nabuco de Abreu.

Sem comentários: