quinta-feira, 9 de novembro de 2017

«Tudo de Bom para o meu Intestino», de Lene Knudsen

Editora: Jacarandá
Data de publicação: 07/09/2017
N.º de páginas: 288
O intestino é o órgão que mais sofre com as nossas más escolhas alimentares. Do bom funcionamento deste órgão considerado como o segundo cérebro, depende grande parte da nossa saúde: das articulações à pele, até ao peso certo. Portanto, é essencial ficarmos informados sobre quais os melhores alimentos que podemos adicionar à nossa dieta, para que o intestino sinta-se em homeostase.
Tudo de Bom para o meu Intestino, da dinamarquesa Lene Knudsen, é um livro indicado para o leitor que quer fazer as pazes com o mais subestimado órgão do corpo humano.
Na primeira parte do livro, a autora explica-nos, tendo como suporte esquemas ilustrativos, como funcionam os intestinos, desde que damos uma dentada num alimento até ao momento em que o ciclo de absorção se completa: boca, esófago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
Ao longo das primeiras páginas vamos encontrar várias listas, truques e conselhos alimentares que permitirão reforçar o equilíbrio gastrointestinal, melhorando a saúde e o bem-estar. Por exemplo, ficamos a saber que: a papaia, a banana e o limão são alimentos ricos em enzimas («proteínas que ajudam as nossas reações químicas, uma espécie de catalisadores biológicos»); que o alho e a beterraba são alimentos com acção prebiótica; e que a hortelã, o manjericão e os coentros são ervas digestivas que adicionadas aos pratos, potenciarão o bom funcionamento intestinal.
«O nosso sistema digestivo absorve corretamente os nutrientes que ingerimos?», esta é a questão-premissa essencial deste livro, que fará o leitor fazer uma autoanálise ao que come.
Entre snacks, refeições completas, sumos e tisanas, na segunda parte deste livro (constituída por cerca de 200 páginas), a autora partilha cerca de 100 receitas, fotograficamente deliciosas (Lene é food stylist), inteiramente benéficas para a saúde e para o bom funcionamento dos intestinos. São exemplos: infusões aromáticas digestivas (imagem 1); piza de tomate, cebola e manjericão (imagem 2); e arroz com caril de curgetes com coco (imagem 3).
Tudo de Bom para o meu Intestino é um livro prático e informativo, escrito de forma simples e objectiva, que deve estar sempre à mão, seja na nossa biblioteca ou na nossa cozinha.
De Lene Knudsen, outros dois livros encontram-se já publicados em Portugal: Bolos na Caneca (2014) e Bolos Salgados na Caneca (2015), ambos com o selo da Presença, editora que lançou recentemente O Intestino Também Sente.


Excertos
«A ingestão de fibras (…) sem um consumo suficiente de água pode ter um efeito inverso ao desejado (…). Como tal, é necessário beber muita água ao longo do dia, principalmente entre as refeições.» (p. 42)

«A sensação de fome é algo simples, não é? O nosso organismo alerta-nos de que precisa de nutrientes para fornecer a energia necessária aos esforços solicitados. O único “senão” desta teoria é que os nossos sentidos podem enganar-nos e damos connosco a comer sem termos fome.» (p. 57)

Sem comentários: